Pular para o conteúdo

O Cristão e o Anonimato

O cristão e o anonimato. Muitos, após se tornarem cristãos, buscam como inspiração se tornar como grandes homens da bíblia foram. Nós buscamos ser parecidos com Paulo, Moisés, Davi e outros nomes bem conhecidos no meio cristão. Todavia, servir a Deus não é sobre fazer o nosso nome ser conhecido, mas sim sobre fazer o nome de Jesus conhecido.

Deus pode sim operar grandes maravilhas através de nós e nos guiar para grandes lugares. Contudo, Ele também pode nos conduzir a uma vida de serviço cristão que se baseia no anonimato, em trabalhar nos bastidores, e mesmo assim Ele ainda estaria conosco.

No artigo de hoje eu gostaria de te levar a refletir sobre a importância de não se apegar a títulos ou status, mas entender que o serviço a Deus deve ser exclusivamente sobre Ele e não sobre nós. Para isso, vamos ler o que Paulo escreve em Romanos 16:

Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia.
Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim.
Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus.
Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.
Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia.
Saúdem Maria, que trabalhou arduamente por vocês. (Romanos 16:1-6)

A Importância do Anonimato

Como pudemos ver, Paulo gasta grande parte do capítulo 16 (suas saudações vão até o versículo 15) agradecendo pessoas que cuidaram dele e auxiliaram seu ministério. Todos esses nomes são de pessoas que não sabemos muita coisa, mas que Paulo considera e faz questão de cita-las.

Isso nos faz refletir que, se não fosse por elas, talvez Paulo nem seria o grande apóstolo que ele foi. Deus utilizou de pessoas anônimas, que trabalhavam servindo a missão de Cristo nos bastidores, para abençoar a vida de Paulo. Muito provavelmente elas eram pessoas simples, mas que Deus decidiu abençoa-las por seu temor a Ele.

Não apenas no texto bíblico, mas em toda a história da Igreja nós observamos esse padrão. Muitos cristãos foram piedosos, serviram a Deus de coração, porém nunca obtiveram um nome de status e reconhecimento aqui na Terra. E está tudo bem, porque a função de um verdadeiro cristão é mostrar Jesus ao mundo, não importando-se mais com seu próprio ego.

praying 5406270 960 720 - O Cristão e o Anonimato

Desenvolvendo a Humildade Cristã

De semelhante maneira, nós como cristãos modernos precisamos manter essa mesma conduta e esse mesmo espírito em nossos corações. Mesmo diante de um mundo que preza e valoriza o status e o poder, nós não devemos adotar tal postura. Devemos fugir das tentações que nos impulsionam a nos gloriarmos em nós mesmos.

Não podemos continuar com nossa mentalidade mesquinha de pensar que os abençoados por Deus são apenas os grandes e poderosos que todos conhecem. Mas, muito pelo contrário, precisamos aprender que o Senhor ainda usa e opera usando os pequeninos de sua obra de maneira sobrenatural. Deus se alegra em usar os de coração humilde quando se propõem a o servir, mesmo sem receber reconhecimento humano por isso.

Devemos nos libertar de nosso coração pecaminoso e orgulhoso que busca glória em si mesmo, mas devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo que mesmo sendo Deus se esvaziou de si mesmo e foi obediente ao Pai até o fim. Quando entendermos que somos apenas pequenos instrumentos na grande obra de Deus para o homem, então teremos uma postura mais humilde e teremos o mesmo espírito de humildade de Jesus.

Que Deus conserve o seu coração das tentações do orgulho e que o transforme para que você leve a sua palavra ao mundo com alegria, coragem e amor.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *