As incertezas da vida são algo extremamente constantes em nosso dia a dia. Constantemente estamos sempre se perguntando sobre o amanhã e o que ele trará a nós. Todavia, gostaria de refletir juntamente contigo quanto a nossa inaptidão para controlarmos nossas próprias vidas.
A Falta de Controle
Um dos maiores causadores desse nosso senso de impotência é a falta de controle que possuímos diante de nossas próprias vidas. Somos seres que gostam de ter as coisas sob controle, gostamos muito da sensação de tranquilidade que possuímos quando temos algo certo, algo sob garantia.
O problema se dá quando somos incapazes de ter tudo sob nosso tutelo e nos vemos à mercê dos outros, ou do próprio universo. Quando isso ocorre a angústia toma conta de nossas vidas, sentimos medo e perdemos a esperança no futuro.
Nossa fragilidade é exposta quando nos damos conta de que não podemos controlar nem ao menos nossos dias de vida. Entramos em desespero ao contemplar nossa pequenez e ao nos vermos perdidos na imensidão do cosmos.
Em um momento podemos estar vivendo uma vida tranquila e confortável, e de repente nos vemos cercados de incerteza e dúvidas, essas que nos persegue e geram um desconforto constante no ser.
Falta de Esperança
Um pouco diferente da falta de controle, na falta de esperança o nosso coração não apenas se angustia por não ter controle das coisas. Mas teme por ter como incerto seu futuro, perdidos no propósito. Nesse momento então, passamos a viver a vida por viver, acordamos por acordar, comemos por comer.
Não se espera mais em nada e em ninguém, não há pelo que lutar e não há pelo que esperar.
Quando as Incertezas Da Vida se Torna um Pecado
O problema principal surge quando dentro de nosso coração começa a emanar maus pensamentos e agimos de forma pecaminosa.
Tomados pela preguiça nos vemos sem propósito e nos amarramos a nós mesmos e ao mal.
Corrompidos pela Inveja começamos a morrer de dentro para fora quando começamos a desejar o mal ao nosso próximo pelo motivo de não termos a vida que ele têm.
Nosso orgulho se infla e blasfemamos contra nossos irmãos, corremos na busca de achar culpados para a situação atual. Ou até pior, blasfemamos contra o próprio Deus e o ofendemos com ações, intenções e palavras. Colocando ele como o principal culpado de tudo.
A Certeza Que Há em Cristo
A esperança dos que estão em Cristo, entretanto, se dá na própria pessoa do Messias.
Ao confessarmos nosso pecado e nossa fragilidade ele nos acolhe e como um bom pai nos chama para perto. Nos livramos de nossas incertezas ao entregarmos para ele o controle de nossas vidas. visto que Cristo se torna nossa certeza e nossa esperança.
O dia do amanhã trará seus próprios problemas, deixemos os problemas de amanhã para amanhã. No entanto, alegremo-nos no hoje com a plena convicção que o final já está garantido e que Cristo é o nosso maior tesouro e recompensa.
Por mais que possa parecer arriscada a ideia de haver um senhor sobre nossas vidas, essa é a única forma de nos vermos livres das incertezas da vida, visto que Deus é soberano e bom. Nada mais justo que entregarmos nossas vidas ao criador dela.
Vivamos agora pois com paz de espírito e alegria no coração. Descansando na plena certeza de que o Pai ama, cuida e que ele é bom. E que nossa oração seja a que o salmista realiza no Salmos 131:
1.SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não veem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios.
2.De fato, acalmei e aquietei os meus sentimentos. Como uma criança satisfeita está para sua mãe, assim a minha alma está para todo o meu ser.
3.Israel, deposita toda a tua fé no SENHOR. Espera tranquilo e confiante, desde agora e para sempre! (Salmos 131)
Que o Senhor ilumine seus passos!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!