Aprendendo a orar como o Rei Josafá. No artigo de hoje vamos refletir sobre a oração do Rei Josafá para tomarmos de exemplo de como deve ser nossa oração.
Muitos de nós conhecemos bem a frase: “Nessa peleja não tereis que pelejar“. Essa é a resposta que Deus concede ao Rei Josafá em 2 Crônicas 20, no versículo 17. Juntamente com ela Deus responde o Rei com amor e prontidão, afirmando que lhe concederia a vitória sobre seus inimigos.
Devemos refletir no entanto, na oração que Josafá realiza para obter a resposta de Deus. Ao contrário do que imaginamos, o rei faz uma oração humilde e repleta de sinceridade.
Uma Oração Humilde, um Coração Quebrantado
A oração de Josafá perante Deus é extremamente tocante para nós leitores porque ela vai na contramão de quem Josafá é. Não podemos nos esquecer que Josafá era um Rei muito aclamado e tinha que mostrar força e poder perante seu povo e as nações vizinhas. Porém, quando ele se coloca em oração ele deixa tudo isso de lado.
O rei Josafá é muito categórico a todo momento em pedir para que Deus o ajude porque sem sua ajuda ele não venceria. O rei não hesita em admitir sua fraqueza e seu medo do ataque. Pelo contrário, ele se coloca perante Deus de maneira humilde e com o seu coração quebrantado.
Ele estava a dar exemplo para o seu povo, mostrando que a nação de Judá, apesar de tantos feitos, sem a ajuda de Deus não é nada. Josafá honra o nome do Senhor ao reconhecer que todo o mérito é de Deus somente.
A Oração que toca o Coração de Deus
Muita das vezes quando nós nos aproximamos em oração a Deus, nos achegamos com um coração duro e sem temor algum. O que fez a oração de Josafá ser efetiva foi sua humildade e sinceridade.
Se quisermos viver uma vida de oração, com orações que verdadeiramente toquem o coração de Deus, é necessário aprender a orar como Josafá e sermos humildes e sinceros em nossas petições.
Diante dos inimigos que surgem diante de nós, a nossa postura deve ser de buscar o socorro de Deus, entendendo que por nossa própria força não somos capazes.
Se atentamente orarmos e buscarmos a Deus com um coração quebrantado igual estava o de Josafá, com certeza o Senhor nos ouvirá dos céus e nos trará resposta.
Que Deus nos guie a deixarmos nosso orgulho e altivez de lado em nossas orações, nos conduzindo assim à uma vida de intimidade e submissão a Ele.
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!