Aprendendo com a morte, sem dúvidas esse é um tema extremamente rejeitado por nós, até porque, experimentar a morte de alguém próximo é um processo muito difícil que evitamos a qualquer custo.
É claro que nenhum de nós gosta de passar por momento de luto ou tratar da temática, visto que ela nos gera muita tristeza e nos causa medo diante do futuro.
Entretanto, um texto muito intrigante da bíblia reflete sobre a morte, mas sobre uma perspectiva que geralmente não vemos. Eclesiastes 7: 2-4 nos adverte sobre a importância da morte e sobre o quão importante ela é, principalmente aos que estão vivos.
No artigo de hoje vamos aprender com a palavra de Deus lições que podemos tirar desse tema tão mórbido e que tanto rejeitamos, a fim de nos tornamos pessoas melhores em vida.
É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o dos tolos, na casa da alegria (Eclesiastes 7:2-4)
A Vida é Marcada por Momentos de Luto
O sábio de Eclesiastes chega a dizer em outras palavras que é melhor estar em um velório do que em uma festa. Ao dizer isso, ele está nos provocando, visto que ninguém gosta de estar em um ambiente de luto.
Todavia, a sabedoria bíblica está querendo nos alertar sobre o perigo de viver apenas em festa e nos esquecer que a vida também é marcada pela tristeza. Quando nos esquecemos do nosso inevitável destino, acabamos levando a vida de qualquer jeito, não nos atentando da benção que é estar vivo.
O sábio não está dizendo que é para vivermos sempre tristes,, mas ele está nos mostrando que tais momentos fazem parte da vida. Esses momentos servem, inclusive, para nos tornamos pessoas melhores.
A Morte é um Alerta Para os Vivos
A primeira lição que conseguimos aprender com a morte é que ela é o destino inevitável de todos nós. O livro é bem claro ao dizer que a morte também serve como um alerta para os vivos, que muita das vezes negligenciam o tema.
O momento de luto serve para nós como um momento de reflexão, um instante para pararmos e refletirmos sobre como temos vivido.
Muitos passam anos correndo atrás de coisas fúteis, gastando tempo e energia com coisas vãs e não se importando com as coisas de Deus. Entretanto, um dia Deus irá nos chamar dessa Terra e teremos que dar conta de como vivemos nossas vidas.
Ao invés de viver uma vida que se dedica inteiramente às coisas terrenas e negligencia com as coisas do alto, Deus nos chama para vivermos intensamente em amor e graça. Ele quer que o amemos e o obedeçamos todos os dias, porque é isso o que realmente vale a pena na vida.
Construindo Sabedoria
Por fim, o sábio nos mostra que um caminho para construirmos sabedoria é saber lidar com a tristeza. Muitos ímpios acham prazer apenas na alegria e na festa, mas o sábio consegue crescer em sabedoria mediante a tristeza. Ele se torna alguém mais resiliente e preparado para enfrentar a vida.
Não podemos nos submeter ao padrão do mundo que é hedonista e apenas busca o prazer a todo instante. Mas muito pelo contrário, devemos buscar em Deus a nossa paz e aprender a estar satisfeito Nele independentemente da situação.
A sabedoria diz sobre buscar crescer sempre. Ela exige de nós reflexões sobre os caminhos que temos tomado, verificando se eles estão de acordo com os planos de Deus para nós. E para crescer em sabedoria, podemos aprender até mesmo com a morte.
Quando fazemos isso, chegamos em um grau mais profundo de relacionamento com o Senhor e conseguimos viver satisfeitos Nele em qualquer situação, seja na doença, seja na tristeza ou seja na própria morte.
A Morte não é o Fim
Apesar da morte nos trazer inúmeras lições, precisamos ter claro de que ela não é o fim. Jesus ressuscitou ao terceiro dia e já venceu a morte. Devemos portanto, viver a nossa vida em serviço a Ele com a certeza de que como Ele ressuscitou nós também ressuscitaremos e viveremos com Ele para sempre.
Dedique a sua vida a Deus e o ame de todo o coração, sendo assim, após a morte você colherá os frutos do seu trabalho e a graça de Deus lhe concederá vida eterna juntamente com Ele.
Que o Senhor Jesus abençoe a sua vida e lhe guie para viver uma vida intensa de obediência a Ele, mas sempre se lembrando que um dia os nossos dias aqui na Terra vão passar e poderemos viver para sempre com Deus.
Que Deus ilumine os seus passos!