Vamos estar meditando no livro de Eclesiastes 3 (Estudo Bíblico), dentre os livros de sabedoria da Bíblia, Eclesiastes é um dos mais complexos que podemos elencar.
Uma vez que é um livro sobre questões da vida humana a partir de uma perspectiva realista, olhando os problemas reais e fazendo reflexões sobre eles.
No capítulo 3 especificamente, temos O Sábio pensando sobre a questão do tempo e expondo que para tudo há um tempo em baixo dos céus, tanto para as coisas boas, tanto para as coisas ruins. E esse é o texto que estaremos refletindo no artigo de hoje.
Eclesiastes 3
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. (Eclesiastes 3:1-8)
Meditando Em Eclesiastes 3
A primeira coisa que podemos pensar sobre esse texto, é a maneira com a qual ele diz que há tempo até mesmo para coisas ruins da vida, como desistir, morrer e chorar. O sábio não poupa recursos para nos mostrar que na vida coisas ruins acontecem.
Vivemos um tempo em que somos levados a acreditar que em nossas vidas nada de mal vai nos acontecer. Tal mentalidade, nos guia a um estilo de vida que não se prepara para os maus momentos e nem consegue achar prazer nos bons momentos.
Como podemos ver, a vida também não é constituída apenas por coisas ruins como muitos pensam, mas ela possui momentos bons assim como o sábio diz, momentos de rir, de se alegrar e de viver em paz.
Não podemos cair no risco de acharmos que a vida é 8 ou 80, mas precisamos entender claramente que há um tempo determinado para cada coisa, pois entendendo isso mudamos a nossa forma de enxergar a vida.
Há Tempos Difíceis
O que nos é necessário diante dessa montanha-russa da vida, é uma mentalidade de intensidade diante das questões que nos aparecem.
Erramos muito diante dos problemas, pois quando estamos passando por eles colocamos em nossas cabeças que ele será para sempre e que é o nosso fim, mas nos esquecemos que a maior parte dele é apenas uma fase que estamos enfrentando.
A postura correta deve ser de enfrentamento aos problemas, com fé e coragem, não de lástima e choro. Nós podemos até nos entristecer diante de algo, pois há tempo para isso. Contudo, esse não pode ser o nosso fim e precisamos nos apegar em Jesus para nos reerguemos novamente.
Há tempos Bons
E assim como há tempo para tragédias, lástimas e problemas nessa vida terrena. Há momentos também de alegria e felicidade, que muita das vezes não é por nós aproveitada por falta de intensidade no viver.
Focamos tanto nas grandes coisas e nas grandes conquistas, que acabamos por ignorar as pequenas bençãos diárias da vida. Tal qual o despertar, ouvir os pássaros cantando, passar um tempo com a família, observar a natureza, comer e celebrar.
Ter prazer nas pequenas coisas reflete também em nossa espiritualidade, visto que a bíblia nos incentiva para fazermos tudo para a glória de Deus. Devemos fazer tudo com intensidade e alegria no Senhor.
Sabemos que novos problemas sempre haverão de surgir em nossas vidas. Por isso, é necessário que em momentos de paz aproveitemos ao máximo, glorificando o nome do Senhor.
O Senhor é bom em todo tempo
Diante da vida e suas incertezas, precisamos ter fé e nos lembrarmos da mensagem que aprendemos no livro de Salmos, de que o Senhor é bom em todo o tempo.
Não importa o que passemos, precisamos nos lembrar que Deus não muda e nem perde o controle de nossas vidas quando entregamos à ele. E mais do que isso, ele continua sendo bom.
Nas fases ruins da vida precisamos nos lembrar de quem Deus é. Pois ele permanece conosco, e assim passaremos com êxito e glorificando ao Senhor.
Nos bons momentos, precisamos nos alegrar nos Senhor e ter um coração grato, pois foi por causa Dele que conseguimos superar os maus momentos.
Que o Senhor seja o centro de nossas vidas e o que nos motiva a vivermos ela, de maneira intensa e em espírito de adoração, adorando ao Senhor em todo o tempo, por que ele é bom em todo o tempo.
Que Deus em Cristo nos ajude nos dê fé para descansarmos nele. Amém.
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!