Salmos – entendendo a adoração. Muitos de nós temos dificuldades em entender a adoração na sua íntegra. Até porque, adoração é um conceito complexo e muito profundo, que apenas com nossa sabedoria humana não conseguimos explicar.
Esse artigo faz parte de uma série de textos sobre a sabedoria bíblica, com breves resumos e reflexões sobre os livros de sabedoria da Bíblia. Hoje em especial, iremos falar sobre o livro de Salmos e aprender com ele qual o verdadeiro centro da adoração e como adorar e falar com Deus é capaz de transformar o homem.
A Diversidade de Salmos
Um dos fatores mais encantadores do livro de salmos é a sua diversidade. Nele conseguimos encontrar diferentes textos que falam sobre amor, esperança, tristeza, medo, salvação, coragem, justiça e entre outros temas.
Assim como também encontramos diferentes autores, dos mais diferentes níveis sociais que viveram em tempos distintos e que possuem suas próprias dificuldades e problemas.
Encontramos em salmos, diferentes poemas e textos que variam de cânticos para a congregação, hinos pessoais, pedidos de socorro, louvor de gratidão entre tantos outros.
O livro é extremamente diverso e isso já nos leva a uma reflexão sobre a própria essência da adoração. Muitos cremos que adorar a Deus faz parte, exclusivamente, do movimento de gratidão que fazemos quando algo de bom acontece para nós.
Porém, adorar é muito mais do que isso, visto que muitos autores de salmos encontraram forças para adorar no meio do sofrimento. Adorar é uma tarefa que deve ser feita sempre, de maneira constante. Ou seja, jamais deve se medir esforços para declarar a Deus o quanto Ele é poderoso e depositar esforços Nele.
Desenvolvendo uma Adoração Íntima
A adoração presente em salmo, tal qual como as orações e clamores registrados ali, possuem uma característica muito marcante: A Intimidade.
Todos os autores são extremamente abertos com Deus, admitindo falhas de caráter, medos pessoais e falando diretamente com o Senhor em uma linguagem íntima, mas ainda assim respeitosa a Deus.
O movimento de serem próximos do Senhor permite com que a sua adoração não se restrinja a apenas meras palavras. Pelo contrário, o relacionamento íntimo com Deus permite com que eles desfrutem da graça de adorar verdadeiramente a Deus, sem esperar nada em troca.
Um Guia para Nossa Adoração
Às vezes nós estamos perdidos em nossa adoração a Deus, seja por uma falta de profundidade no relacionamento ou por conta de não sabermos ao certo o que falar, graças a uma falta de conhecimento de quem Deus é.
A todo momento o mundo e o pecado tentam nos enganar, nos guiando para uma adoração sem coração e um relacionamento superficial para com Deus, resumindo tudo a pequenos momentos durante a semana.
O livro de salmos e toda a sabedoria contida nele nos auxilia a enfrentarmos esse impedimento da adoração. Uma vez que começamos a ler e refletir no livro, somos alcançados pela graça e sabedoria de Deus nele e aprendemos como realmente devemos construir nosso relacionamento com Deus, sem medo e sem inibições.
Que Deus nos guie e nos capacite para que a gente aprenda a ler os salmos com um coração mais atento, permitindo assim que o texto toque em nosso coração e as orações e clamores nele contidos moldem nosso relacionamento com Deus, nos guiando a um grau de profundidade maior.
Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. (Salmos 100:2)
Tire um tempo para ler e estudar o livro de Salmos na íntegra e seja abençoado pela sabedoria bíblica, entendendo a adoração.
Que Deus em Cristo ilumine os seus passos em sua maravilhosa sabedoria.