O cristão deve ser sal e luz neste mundo; durante o sermão do monte Jesus apresenta diversas novidades a respeito da vida de fé. O mestre se propõe a apresentar diversos novos conceitos para o povo, que contrasta fortemente com crenças antigas.
Um desses novos conceitos é quando ele compara os seus discípulos a dois significativos elementos: Sal e Luz. É de suma importância estudarmos a razão pelo qual Jesus faz esse comparativo para entendermos o que Cristo deseja que sejamos.
Mateus 5: 13-16
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:13-16)
Sal da Terra
O primeiro elemento com a qual Jesus nos compara é com o sal, e ele diz que somos o sal da Terra. Para entendermos o que ele quis dizer em seu comparativo precisamos nos atentar para qual a importância do sal em seu contexto histórico.
Desde a antiguidade a sociedade sempre fez uso do Sal, sendo ele uma das especiarias mais importantes na culinária de diversas culturas. Então, em um mundo em que se conservar alimentos era uma tarefa extremamente difícil, o uso do sal era indispensável.
Visto que, suas propriedades promoviam uma conservação maior dos alimentos por longos períodos.
Além de seu caráter de conservação, o sal pode ser considerado um dos elementos mais importantes da culinária por executar a função de ressaltar o sabor. Ou seja, importante por tornar o alimento mais prazeroso de se consumir.
Quando Jesus nos compara com o sal, ele de maneira muito sistemática, está a dizer que nós cristãos, seus seguidores, somos responsáveis por trazer sabor a Terra e auxiliar o reino de Deus a ser estabelecido. Portanto, devemos ter disposição para pregar o evangelho com coragem e ousadia.
A Luz do Mundo
Um outro elemento muito importante para o mundo antigo que Cristo traz é a luz, tal elemento que ele se utiliza de diferentes exemplos em seu ensinamento.
Quando olhamos com um olhar moderno para o texto e lemos Jesus falando sobre candeia e velador por exemplo, ficamos perdidos. Até porque, em nosso mundo atual, com eletricidade disponível 24 horas por dias, nos esquecemos do quanto a noite e a luz eram diferentes naquele período.
Quando a noite caia, não possuía nenhum tipo de iluminação mais moderna para garantir luminosidade. Havia certos objetos como a candeia que realizavam essa função, trazendo com a luz um certo conforto para seu utilizador e para sua casa.
Ao nos comparar com a luz ele também usa o exemplo de uma cidade em cima de um monte, que uma vez posta lá não consegue mais ser escondida. Ou seja, cristão naturalmente precisa ser visto.
Jesus está nos ensinando que nós cristãos devemos resplandecer a luz de Cristo na Terra, promovendo as boas obras, de modo que os homens glorifiquem a Deus por meio de nossas vidas.
Os Deveres Cristãos / Uma nova Perspectiva
Jesus está apresentando aos seus discípulos nesse breve ensinamento que ocorre durante o sermão do monte, uma nova perspectiva a respeito de como deve ser a vida de fé.
A mudança que Jesus nos apresenta é de sermos pessoas que causam e geram impacto no mundo, em nossos meios de convivência. Não podemos apenas viver a vida normalmente. Pelo contrário, devemos ter em nosso sangue o evangelho, tal evangelho que impacta aquele a quem ouve.
O cristão deve ser sal e luz pois; o sal traz conservação e promove equilíbrio, transmite paz e sabor.
Devemos ser luz porque a luz transmite conforto e promove clareza ao que antes estava oculto e ofuscado.
E como mais importante, ser sal e luz diz diretamente a respeito de pregar Cristo, não a nós mesmos. Portanto, quando Jesus fala tais características dos cristãos ele está claramente mostrando que ser cristão é pregar Cristo acima de qualquer coisa, inclusive nós mesmos.
Tanto o sal quanto a luz possuem o objetivo de ressaltar e mostrar algo. O sal ressalta o sabor do alimento e a luz traz a tona aquilo que está oculto.
Consequentemente, nós cristãos devemos engrandecer Jesus e pregar sua revelação ao mundo. Agindo assim estaremos cumprindo o ide de Jesus e estaremos vivendo uma vida de evangelismo, com um evangelismo de impacto que promove mudança e salvação.
Que a Luz do Mundo que é Jesus ilumine os nosso passos hoje e sempre. Amém.
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!