Pular para o conteúdo

As 7 Virtudes Do Cristão!

As 7 virtudes do cristão, segundo a tradição, representa as boas virtudes celestiais e cristãs que todos que são de Cristo devem desenvolver. Sendo assim uma mistura das 4 virtudes cardiais clássicas da Prudência, Justiça, Temperança e Coragem com as 3 virtudes teologais da Fé, Esperança e Caridade.

Tais virtudes são crucias para o bom desenvolvimento da vida cristã e são de suma importância para manter uma vida justa e plena em Jesus. Quais são? Sua importância? Como desenvolve-la? Essas e outras perguntas nós estaremos abordando no artigo de hoje.

O Que São as 7 Virtudes?

Antes de tudo precisamos entender o que seria uma virtude. Segundo o dicionário virtude é:

  1. qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável (p.ex., do ponto de vista da moral, da religião, do comportamento social etc.).
  2. conformidade com o Bem, com a excelência moral ou de conduta etc.; dignidade.”

Uma virtude seria uma atitude ou uma mentalidade que é de acordo com um preceito. No caso do cristianismo, uma virtude seria ter uma prática que condiz com as sagradas escrituras. Levar uma vida virtuosa é estar de acordo com a palavra de Deus e em concordância com o que ela espera de nós enquanto cristãos.

As 7 virtudes seriam uma forma de realizar uma síntese, um resumo, do estilo de vida que Deus almeja que vivamos. Sendo assim, todas as 7 virtudes têm como objetivo nos levar a uma vida santa, livre do pecado, visto que cada uma dela opõe diretamente a um dos pecados capitais, que como já falamos nesse site em um post anterior, são “pecados cabeça” que conduzem e levam a outros pecados.

Thumb 166 1024x683 - As 7 Virtudes Do Cristão!

Quais São as 7 Virtudes?

Tendo entendido o que são elas, devemos saber agora quais são elas. As 7 virtudes cardinais se dividem em:

Castidade, Caridade, Temperança, diligência, paciência, bondade/benevolência e humildade.

Cada uma delas combate um pecado capital, por conta disso, de forma resumida, irei dar um breve resumo sobre cada uma delas.

Castidade

A castidade tem como objetivo impedir o coração humano da luxúria, visto que a castidade conduz o homem a buscar o prazer supremo e final em Deus e nele somente.

Caridade

A caridade confronta a inveja, sendo uma virtude essencial, visto que na caridade não somos egoístas e desejamos mau ao próximo. Muito pelo contrário, na caridade nos doamos ao outro e servimos ao outro em amor.

Temperança

A temperança nos conduz a uma vida tranquila e calma, tirando assim todo o espírito de gula do nosso peito, impedindo que ajamos com ansiedade e nos entreguemos ao prazer da comida, a temperança nos ensina a glorificarmos a Deus no alimento e nos prazeres da vida que são concedidos por Deus.

Diligência

Diferente da Preguiça que nos conduz a uma vida de ócio, a diligência nos instrui a trabalharmos e a dedicarmos nossa vida ao bem da sociedade, nos guiando a um caminho de organização, paz e esforço para o bem comum e para a glória de Deus.

Paciência

A virtude da paciência tem como objetivo nos livrar da Ira e do coração que aja por seus impulsos. A paciência nos guia a esperarmos e vivermos com calma, não nos deixando levar pelos problemas e pelas incertezas, a viver uma vida plena e certa de que Deus zela por nós.

Bondade/Benevolência

Na bondade e na benevolência encontramos um escape da avareza, essa que nos instiga a acumular bens a nós mesmos. Na bondade no entanto, somos provocados a doar e repartir com o próximo, assim como Cristo se doou por sua Igreja.

Humildade

Por fim, contra o orgulho e a soberba temos a humildade, essa que nos aproxima de Deus. É através da humildade que contemplamos nossa pequenez diante da supremacia de Deus e assim somos atraídos por estar perto dele, o único digno de toda adoração e louvor.

Como Viver as Virtudes?

Talvez você possa até estar confuso em como essas virtudes se relacionam com os Frutos do Espírito descritos em Gálatas 5 por exemplo.

A solução vem quando entendemos que os frutos do espírito são uma dádiva divina concedida aos que são batizados pelo espírito, já as dádivas são práticas e mentalidades que vamos construindo no decorrer da caminhada cristã.

A melhor forma de viver as virtudes é sendo cheio do espírito, tendo em vista que ele nos encoraja e nos guia para vivermos uma vida reta diante da sua palavra e tendo um coração humilhado pela graça e glória de Deus, pois somente assim podemos ser tocados pelo amor divino e transmitir esse amor ao mundo.

Aplicação Prática

Esforça-te sempre para viver as sagradas escrituras no hoje, levando o amor de Cristo ao mundo e vivendo para a glória de Deus. Seja radical e viva para agradar aquele que lhe convocou para a missão, pelo que está escrito:

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. (2 Timóteo 2: 1-5)

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor ilumine seus passos!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *