Pular para o conteúdo

A Fé de Noé

A fé de Noé é a última fé da qual estaremos falando que entra na categoria dos “Primeiros Heróis da Fé” em Hebreus 11. Tendo já falado de Abel e de Enoque; estaremos discutindo como a fé de Noé se desenvolve e porque ela é relevante para nós nos dia de hoje.

Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. (Hebreus 11:7)

A Figura de Noé

A figura de Noé, dentro dos 3 primeiros heróis da fé de Hebreus 11 é a mais conhecida. Sendo extremamente conhecido na cultura popular e relevante para as religiões abraâmicas; o personagem de Noé não apenas é conhecido por cristãos, aumentando ainda mais o exemplo de sua fé; mostrando que seu testemunho de fé ecoa até os dias de hoje.

Abstenho-me de contar toda sua história nos mínimos detalhes, visto que a mesma já é extremamente conhecida e pode ser verificada no livro de Gênesis do meio do capítulo 6 até o fim do capítulo 9.

Mesmo assim, vale ressaltar o contexto na qual Noé vivia; esse em que a maldade do homem reinava sobre a terra e todos viviam em total rebeldia contra Deus.

Thumb 186 - A Fé de Noé

O Temor de Noé

Antes de refletirmos sobre seu exemplo e atitude de fé, devemos entender que antes disso vêm o temor.

Noé apenas teve fé em Deus porque ele também possuía temor; ele entendia que Deus está acima e portanto era digno de respeito, adoração e reverência.

Nos tempos de Noé era muito comum a ideia de um Deus inativo, que não ligava para o que estava acontecendo na Terra e nem se importava em julgar os homens, portanto não havia o que se temer.

Todavia, Noé recebeu a revelação de Deus e entendeu que ele deveria sim, temer o Senhor; pois o Eterno é justo e reina soberano sobre tudo e todos.

O exemplo de Noé para nós não se resume a um exemplo de Fé, mas também a um exemplo de temor; o exemplo de alguém que entendeu o quanto Deus é soberano e que digno de respeito.

A Crença no Impossível

O exemplo de fé de Noé pode ser considerado como um dos maiores em todas as sagradas escrituras; visto que Noé não foi apenas convidado a crer mas a agir; e sua ação seria uma prova real de que ele realmente cria e temia a Deus

Quando escolhido por Deus para construir um arca Noé não apenas precisava crer, mas deveria estar disposto a agir e viver conforme o que ele acreditara.

Movido pelo espírito santo e pela fé Noé começa a construção da arca que iria salva-lo do dilúvio que Deus prometera mandar sobre a Terra.

Sendo assim, Noé estava sendo instigado a crer mesmo sem ver e sem provas; gastando recursos e tempo em algo que humanamente seria impossível de acontecer.

A Benção de Noé

Vale também ressaltar que a fé de Noé não apenas o abençoou, mas abençoou a toda sua família que também foi salva pelo seu ato de fé. Infelizmente, Noé peca contra Deus mais pra frente na narrativa bíblica.

Entretanto, mesmo o Senhor tendo conhecimento de tudo isso, ele decide abençoar Noé e sua família os poupando do dilúvio; graças a fé que Noé teve, mostrando que a sua fé não fora egoísta, antes fora estendida a sua família.

A fé de Noé o transformou em um instrumento de Deus para que o Senhor cumprisse seu plano divino sobre a Terra.

Aplicação Prática

Devemos nos lembrar e refletir sobre Noé sempre; pois mesmo sendo pecador e tendo transgredido contra o Senhor no fim de sua vida, seu personagem nos instiga a temermos a Deus; a entendermos que a sua justiça será estabelecida e que todos devem subserviência a ele.

Além disso o exemplo de Noé; nos lembra que a fé também é prática e que mesmo diante do impossível e do inimaginável devemos ter um ato de fé; visto que confiamos naquele quem deu a sua palavra.

Por fim, devemos lutar contra essa ideia de que a recompensa pela fé apenas alcança exclusivamente aquele quem creu, pois a fé em Cristo Jesus tem como objetivo edificar a todos.

Portanto, devemos crer na certeza de que nossa fé e nosso exemplo de Fé está abençoando os nossos semelhante de igual maneira.

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor ilumine seus passos!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *