Pular para o conteúdo

A Fé Segundo Hebreus 11

A fé segundo Hebreus 11 se desenvolve de forma grandiosa; com o objetivo primário de apresentar o quanto o evangelho é loucura; e o quanto o fator de fé ainda é crucial para a prática do cristianismo.

Estando justamente no livro que visa levar a fé cristã ao povo hebreu que vivia no judaísmo; o texto de hebreus não se resume a um mero ensaio do autor quanto a fé; mas é composto também pela reflexão do autor quanto a personagens da antiga aliança que foram vencedores pela fé; citando o que o autor chama de “Heróis da Fé”, os Patriarcas e por fim expondo a fé heroica de Moisés.

Esse texto é de uma riqueza inestimável, por conta disso, me vejo incapaz de lhe expor em sua plenitude. Mesmo assim, viso lhe apresentar uma introdução ao tema e lhe conduzir a reflexão dessa passagem tão poderosa nesse artigo.

Contexto do Livro

Como já citei anteriormente, o livro de hebreus é de autor desconhecido; mas possui como objetivo expor o cristianismo ao povo judeu que se opunham contra a fé cristã naquele tempo.

Sendo assim, o texto de Hebreus 11 ganha ainda maior força; tendo em mente que de maneira sagaz e inspirado pelo espírito; o autor explica qual a essência e qual o sentido da fé.

O judaísmo no primeiro século passava por graves problemas, já que muitas tradições humanas haviam se infiltrado na crença judaica do povo.

Por conta disso muito dos judeus daquele tempo; já não entendiam a grandiosidade da fé e da crença no supremo, e olhavam os cristãos com maus olhos; pois os cristãos eram aqueles que criam pela fé que Jesus era o filho de Deus e que ele ressuscitou dentre os mortos.

A presença de tantos personagens do antigo testamento nesse texto remete ao argumento que o autor defendia; de que todos os patriarcas e personagens importantes do AT venceram mediante a fé somente.

Talvez para nós ouvir personagens como Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés soe até mesmo comum; agora para aquele povo, ouvir um argumento pró cristianismo usando elementos e personas da fé judaica era, no mínimo impactante.

Introdução a Fé

Esse capítulo pode ser divido em 4 partes; sendo a primeira uma introdução ao que é a fé e como ela funciona, se estende do versículo 1 ao 3.

Nesses versículos o autor demonstra; o quanto a fé é necessária para todos nós; visto que é pela fé que recebemos a revelação de Deus e cremos nela.

Ele introduz dizendo que por mais que os judeus ouçam o evangelho e ouçam a mensagem de Cristo; sem a fé seria impossível haver a revelação aos corações.

A fé então é colocada como um elemento estritamente necessário para se entender quem é Deus, e toda sua supremacia; e a revelação que ele realiza em Jesus a nós.

Para comprovar ainda mais seu argumento, ele explica que foi mediante a fé que os antigos receberam o bom testemunho de quem Deus é; provocando assim o leitor a contemplar a importância da fé, mesmo aos patriarcas e aos antigos.

Thumb 178 1 - A Fé Segundo Hebreus 11

Os Primeiros Heróis da Fé

Após essa breve introdução, o autor de Hebreus nos leva do versículo 4 ao 7; a tomarmos o exemplo dos primeiros heróis da fé, sendo eles:

Abel – Aquele que pela fé ofereceu um bom sacrifício para Deus e foi considerado justo por Deus.

Enoque – Um homem que viveu uma vida justa e que recebeu a dádiva de não morrer, mas ser arrebatado aos céus.

Noé – Aquele que mesmo sem ver, sem prova alguma; decide crer no que havia recebido do Senhor e é usado como instrumento de Deus para anunciar a sua Justiça; consequentemente criando uma arca divinamente orientado para salvar a si, sua família e a todos os animais da Terra, segundo o relato bíblico.

O Exemplo dos Patriarca

Do versículo 8 ao 22 temos o desenvolvimento dessa temática da fé tocando em personagens muito importantes para o judaísmo; aqueles que receberam a divina revelação de quem é Deus e que o obedeceram de todo coração: Os Patriarcas.

Sendo extremamente respeitados pelo povo Hebreu desde sempre, o autor começa a mostrar que mesmo sendo homens que foram agraciados por Deus; eles só conseguiram acesso a revelação pela fé, não por prova alguma, mas por que creram.

Com total diligência a história dos Patriarca é recontada a partir de uma ótica da fé; mostrando o quão impossível ao humanos eram as coisas que aconteceram com eles.

Contudo, eles creram em Deus e por conta disso receberam a revelação, foram agraciados e receberam bênçãos do Senhor. Nada do que aconteceu em suas magníficas histórias ocorreram pelo acaso, mas sim por que creram em Deus.

A Fé Heroica de Moisés

Por fim, temos o relato de como Moisés, mediante a fé, se tornou o libertador e o legislador enviado da parte de Deus.

De forma sucinta o relato de Moisés nos é relatado mais uma vez nas sagradas escrituras, agora porém; demonstrando que nada do que Moisés fez poderia ter sido feito sem a fé.

Tais coisas eram incapazes de serem contempladas por um ser humano, aos olhos de Moisés era impossível acontecer todo o processo de libertação. No entanto, ele é guiado pela fé a crer em Deus e ao crer nele o Espírito opera e a libertação ocorre.

A Fé em Cristo Jesus

Todo o objetivo do autor nesse capítulo era demonstrar para seus opositores que a fé é necessária para se receber a revelação de Deus. Porquanto, para se receber a revelação de Jesus Cristo é necessário ter fé em sua pessoa e em sua palavra; e se lançar ao seu caminho de luz.

O apóstolo Paulo diz que o evangelho é loucura aos sábios, pois aos estudados é necessário provas e dados para todos os mais meticulosos detalhes. Para os loucos no entanto, a fé basta, pois a fé gera paz, e a fé em Jesus revela Deus ao homem.

Mesmo diante das adversidades precisamos permanecer firmes e crentes em Jesus Cristo e em sua palavra. O evangelho nos chama a termos fé, a nos lançarmos a ele sem olhar para trás, a deixarmos tudo por amor a ele.

Sem fé não podemos agradar a Deus (Hebreus 11: 6), precisamos crer que ele existe para então podermos nos aproximar. O evangelho chama os corajosos, pelo que está escrito:

Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele”.
Nós, entretanto, não somos dos que regridem para a perdição; mas sim, dos que crêem e, salvos, seguem avante. (Hebreus 10: 38, 39)

Por: Danilo Mimi 

Que o Senhor ilumine os seus passos e lhe conceda fé. 

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *