A parábola da ovelha perdida. O livro de Lucas compõe os 4 evangelhos da bíblia e tem como objetivo principal mostrar que Jesus veio ao mundo com o objetivo de salvar os pecadores que haviam se perdido de Deus.
A parábola da Ovelha Perdida se encaixa perfeitamente na tese do livro por nos mostrar que Deus se importa com seus filhos de maneira individual. O mestre zela e gasta esforços para nos salvar, nem que seja apenas um só pecador.
No artigo de hoje vamos refletir sobre essa parábola e tirar lições para nós sobre como o Senhor tem o desejo de salvar seus filhos e se alegra quando um pecador se arrepende.
Confira a parábola na íntegra:
Então Jesus lhes contou esta parábola: "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se". (Lucas 15:3-7)
Buscando a Ovelha Perdida
Percebemos ao ler o texto que o fator principal da história é o fato da ovelha perdida ser apenas uma. Seria normal pensar em um pastor correndo para encontrar suas ovelhas caso todas elas tivesse fugido. Mas essa história é diferente, pois o pastor gasta energia e tempo a fim de encontrar somente uma única ovelha.
Nessa história, os homens são as ovelhas e Cristo é o pastor. Ao aplicarmos essa verdade em Jesus percebemos que o mestre se atenta de maneira individual aos seus filhos. Deus zela por cada um de nós individualmente e vem nos salvar de maneira pessoal.
Seria fácil sair para salvar 10 ovelhas, visto que o benefício daquelas 10 ovelhas valiam todo o esforço. Contudo, o ato de ir atrás de somente uma ovelha contraria a lógica do mundo e nos mostra que Jesus salva os seus filhos pela graça.
Jesus Veio aos Pecadores
Devemos observar que o intuito de Lucas em seu livro é nos mostrar que o Mestre veio salvar os pecadores.
Nessa época, muitos líderes religiosos locais criticavam o Mestre por se assentar com pecadores e se relacionar com eles. Todavia, Jesus nos mostra com essa palavra que mais vale para Ele ir atrás dos pecadores e os conduzir a redenção do que se assentar com os justos que não precisam de arrependimento.
Devemos entender que em nossas vidas Jesus não se aproxima de nós porque somos pessoas boas, mas justamente porque carecemos de sua graça. Não tema em se aproximar de Deus sendo pecador, mas entenda que é no relacionamento com Ele que somos transformados pela graça.
Que o Senhor através dessa palavra possa testificar ao nosso coração que Ele não se importa com o número, mas Ele se atenta exclusivamente a cada um de nós e apesar do nosso pecado deseja nos guiar por um caminho de misericórdia e redenção.
Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!