Pular para o conteúdo

Jesus não veio para os justos, mas para os pecadores!

Jesus não veio para os justos, mas para os pecadores. O evangelho de Lucas se destaca pela quantidade de banquetes presentes em seu livro. Naquela época, se sentar à mesa para comer com alguém era de extrema importância e um claro sinal de intimidade e afeição.

Jesus Cristo no evangelho se senta várias vezes com pecadores para comer e é extremamente criticado por isso. Naquele período havia uma divisão social terrível entre os homens da leis e a margem da sociedade como publicanos e prostitutas.

O papel de Jesus ao participar desses banquetes e refeições era mostrar ao povo qual a sua missão aqui na Terra. E no artigo de hoje vamos refletir sobre o chamado de Levi no livro de Lucas e aprender com esse texto qual a verdadeira missão de Jesus na Terra.

O Chamado de Levi

Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me".
Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu.
Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.
Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: "Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? "
Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento". (Lucas 5:27-32)

A Hipocrisia dos Religiosos

A primeira verdade que podemos refletir com esse texto e com o contexto geral dessa história é a hipocrisia religiosa daquele período.

Dentro do sistema religioso haviam inúmeras casas e grupos teológicos que possuíam muito poder político e de manipulação da massa popular.

Tais grupos tinham como principal aspecto a reivindicação de santidade, uma vez que eles eram, supostamente, menos pecadores que os outros. Contudo, isso era uma mentira, pois eles faziam acordos contra o Senhor e vivia apenas uma vida de aparência.

Jesus veio à terra para ser oposição à tais grupos e mostrar para eles que Deus não se importava com as aparências externas. Mas sim, com a sinceridade do coração e os pecadores que buscam arrependimento.

por que deus esta disposto a nos perdoar mais rapido do que podemos imaginar - Jesus não veio para os justos, mas para os pecadores!

O Chamado para os Pecadores

Em contraste com aquele grupo que se opôs a Jesus, havia um outro grupo de pessoas que reconheciam seu estado de miséria e o tratamento com elas era completamente diferente.

O Levi que lemos no texto era um publicano, um responsável de recolher impostos da população para o império romano. Em muitos casos, os publicanos eram os próprios cidadãos dos povos oprimidos que recebiam a função de recolher os impostos.

Os Fariseus e os grupos religiosos sabendo disso, se espantam e se escandalizam ao ver Jesus comendo com essas pessoas, uma vez que isso era um gesto de muito intimidade naquele período.

O que os surpreende é a resposta que Jesus lhes concede, na qual Ele de forma clara e objetiva explica qual o propósito daquela reunião.

A Missão Para os Doentes

Para explicar seu propósito Ele usa a ilustração de um hospital, mostrando que um médico não serve para os sãos e sim para os que estão enfermos.

Os fariseus esperavam que Jesus estaria próximo deles, visto que eram eles quem possuíam o poder de influência social naquela época. Porém, eles não tinham estado de humildade para reconhecer seu estado de miséria e consideravam a si mesmos como sãos.

Os pecadores no entanto, possuíam clareza de seu estado atual e reconheciam isso. Uma vez que sabiam de sua enfermidade, Jesus vinha com graça a fim de os purificar de seus pecados.

A Missão Para os Pecadores

Toda a missão de Jesus aqui na Terra não era para fins políticos, partidários ou de grupos específicos. Seu real objetivo era alcançar os pecadores, pessoas que estão em estado de miséria e longe de Deus, mas que reconhecem seu erro e se mostram dispostas a receber o sacrifício de Jesus.

Nós não podemos nos esquecer jamais da verdadeira missão de Jesus. Muita das vezes achamos que o evangelho deve ser pregado apenas para aqueles já cristãos e que estão em tranquilidade. Mas a beleza do evangelho é que ele alcança todos os lugares, tendo poder para trazer luz as mais densas trevas.

Se você não se considera digno da graça de Deus, lembre-se que o que lhe traz a salvação é a obra de Jesus na cruz, não seus atos aqui na Terra. Não seja como os religiosos que viviam em hipocrisia e em aparência, mas seja como os publicanos, que apesar de pecadores sabiam do seu estado de necessidade e Jesus veio para os salvar.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos e lhe perdoe os pecados por sua graça e obra na cruz, pois essa é a sua verdadeira missão.

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *