Pular para o conteúdo

Cântico dos Cânticos – Entendendo o Amor

Cântico dos cânticos – entendendo o amor. O livro de Cântico dos Cânticos ou Cantares, é o último livro de sabedoria da Bíblia no AT, trazendo como tema principal em si o amor, nos guiando para entender o que Deus realmente entende sobre amor e como deve se construir um relacionamento cristão.

O livro é escrito pelo rei Salomão como uma bela canção à sua mulher Sulamita e é composto por diversos salmos e cânticos de amor que são trocados entre eles.

Esse artigo faz parte de uma série de textos sobre a sabedoria bíblica, com breves resumos e reflexões sobre os livros de sabedoria da Bíblia. Hoje em especial, iremos falar sobre o livro de Cantares e aprender com ele qual o verdadeiro significado de amar alguém para Deus.

Uma História de Amor

É importante notarmos que muitas pessoas leem o livro de Cantares como uma grande alusão a pessoa de Jesus e seu amor pela Igreja. Todavia, o texto é muito mais profundo e temos que lidar com alguns problemas se o texto servir apenas esse propósito.

É claro que não é errado compararmos a história desse casal com Cristo e a Igreja em alguns momentos. Até porque, muitas alusões realmente podem ser usadas e são benéficas para entendermos o amor sacrifical de Jesus por nós pecadores.

Mas, o foco principal do texto não é esse, até porque, em certos momentos, apesar de não ser vulgar, o texto possuí um caráter sexual acentuado, dificultando esse paralelismo com Jesus.

A história é sobre um homem rico que se apaixona por um jovem pobre do campo e então ambos decidem se casar. Todo ele é construído nos momentos antes deles realmente se casarem e relata a expectativa que ambos tinham em estar um com o outro. O texto nos fala sobre amor, mas também nos trás de volta a uma sexualidade saudável.

A Sexualidade na Bíblia

Não poderia deixar de citar que uma das funções mais importantes do livro de Cantares é reforçar uma sexualidade que é bíblica e é abençoada por Deus.

Em um século tão perverso como o nosso, em que os ímpios vivem para glorificar a sua própria carne e perverter seu corpo, o livro de cantares surge para nos mostrar que o sexo dentro de um casamento é uma benção e diferente do padrão do mundo, se feito para a glória de Deus de forma a satisfazer o próximo, ele se se faz motivo de louvor.

O livro possuí diversos momentos mais quentes, em que o casal ressaltam características físicas um do outro por exemplo. Contudo, tudo de maneira respeitosa e a fim de elogiar o parceiro realmente, sem ter um caráter injusto e impuro, ofendendo a Deus.

getty image - Cântico dos Cânticos - Entendendo o Amor

Entendendo o Amor

Por fim, além de sua função principal de nos guiar para uma sexualidade que glorifica a Deus, o livro nos mostra o valor que o Amor tem para o nosso Senhor.

Temos um livro totalmente dedicado a falar do amor romântico, nos mostrando que Deus se importa e que quando feito para sua glória de maneira santa, Ele abençoa.

Muitas das pessoas hoje, por frustrações se vêm presas a experiências passadas, não se permitindo experimentar o que Deus pode conceder a si. Contudo, o livro de Cantares nos lembra que em Deus encontramos paz para o nosso ser, inclusive para nossos sentimentos e Ele se importa conosco.

Que você possa ler o livro de cantares na íntegra em sua casa, mas se proponha a ler e refletir de forma profunda sobre ele. Não o leia apenas como uma alusão a Cristo e a Igreja, nem mesmo como apenas um livro de caráter sexual. Mas pelo contrário, se proponha a entender que Deus se importa com nossos sentimentos e emoções.

O livro é mais uma forma Dele nos mostrar como o amor importa para Ele. Leia Cantares e seja abençoado por sua sabedoria bíblica, entendendo o amor.

Conclusão

Esse foi o último artigo da nossa série de sabedoria bíblica, espero que você tenha sido abençoado por ela.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *