Pular para o conteúdo

Desenvolvendo um Espírito de Excelência

Desenvolvendo um espírito de excelência. O profeta Daniel sempre foi muito perseguido durante a sua vida na Babilônia, tudo graças ao espírito de excelência que ele possuía em si, possuindo qualidades extraordinárias.

Realmente, a história de Daniel na Babilônia era um ponto fora da curva, é difícil concebermos que o Profeta, mesmo sendo de terra estranha e não se submetendo a cultura e religião local, conseguiu prosperar ali, contrariando todas as circunstâncias.

Todavia, o texto de Daniel 6 nos mostra que o profeta possuía em si um espírito de excelência que, juntamente com a graça de Deus, lhe permitiu prosperar muito na babilônia.

No artigo de hoje vamos refletir sobre esse espírito de excelência que havia em Daniel e vermos quais são os dois principais passos que devemos tomar para também possuirmos esse espírito em nós.

Então, o mesmo Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. (Daniel 6:3)

Mudando a Mentalidade

O primeiro passo que podemos elencar é a mentalidade de quem possui um espírito de excelência que se difere da mentalidade do mundo.

Muitos de nós fomos criados sob circunstâncias que priorizavam a mediocridade. A sociedade nos induz a pensar que o muito esforço não vale a pena e que devemos fazer o mínimo possível sempre. Todavia, esse pensamento apenas nos conduz a uma vida sem valor.

A nossa verdadeira mentalidade deve ser a de Daniel. Até porque, o profeta não possuia obrigação nenhuma de servir bem no palácio do Rei. Contudo, ele aprendera na sua Terra sobre a importância de servir com excelência e intensidade em tudo, de modo como se fosse para o próprio Deus.

O profeta em nenhum momento abandonou a sua fé para satisfazer o palácio, mas usou da sabedoria que Deus lhe concedera para glorificar ao Senhor por meio do seu serviço na corte.

O que permitiu Daniel ser abençoado por Deus naquele lugar foi a mentalidade de que tudo que ele fazia era para glorificar a Deus.

O apóstolo Paulo nos recomenda posteriormente:

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31)
depositphotos 30831121 stock photo bible at beach - Desenvolvendo um Espírito de Excelência

Desenvolvendo Intimidade com Deus

O segundo passo crucial que devemos tomar se queremos possuir um espírito de excelência em nós é nos relacionarmos melhor com Deus.

Muitos cristãos pensam não ser necessário ter intimidade com o Senhor e vivem a vida buscando méritos por suas própria mãos. Alguns, por estarem longe de Deus, chegam a negligenciar a graça e acabam se orgulhando em si mesmos, abandonando a virtude da humildade.

Daniel porém, se relacionava com Deus todos os dias em orações e súplicas. Apenas tamanha intimidade com o Senhor que permitiu o profeta ser agraciado com seus dons e talentos. Sem contar que ele ainda era irrepreensível diante dos homens, porque Deus estava com ele e o abençoava com graça todos os dias.

Isso nos ensina que se quisermos, verdadeiramente, possuir um espírito de excelência, devemos busca-lo em Deus todos os dias em relacionamento e intimidade. O senhor deseja abençoar os seus filhos e os utilizar como instrumentos da sua palavra no mundo. Contudo, isso só é possível se verdadeiramente devotarmos nossas vidas a Ele.

Alcançados pela Graça

Cristo na cruz já nos reconciliou com Deus e ainda por cima nos outorgou a missão de pregar o evangelho ao mundo. Devemos portanto buscar o espírito de excelência que havia em Daniel para nossas vidas, por meio de uma mudança de mentalidade e de uma busca mais intensa por Deus.

Não permita com que o pecado lhe domine, mas submeta-se ao Senhor e viva uma vida que glorifica a Ele todos os dias.

Que o Espírito do Senhor esteja sobre você para que como Igreja você possa fazer o Ide. Não importa onde for, que o espírito de excelência esteja sobre você e que o mundo possa contemplar a graça de Deus na sua vida.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *