Pular para o conteúdo

Deus Permanece Fiel ao seu Povo!

Deus permanece fiel ao seu povo e vemos nas Sagradas Escrituras que Ele estabelece um pacto com Israel ao convida-lo a ser a nação pelo qual Ele redimiria o mundo, prometendo assim protege-la de todo mal.

Todavia, o povo é desobediente ao Senhor em vários momentos, mas mesmo assim Ele sempre mostrava o caminho da misericórdia e derramava graça sobre eles.

É claro que Deus também estabeleceu Juízo sobre a nação de Israel, mas na maior parte do tempo, Ele protegia o povo de seus inimigos e levantava profetas e reis para que conduzissem o povo ao caminho de retidão novamente.

             se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. (2 Timóteo 2:13)

Um exemplo claro do quanto a fidelidade de Deus é imensa para conosco conseguimos ver ao analisarmos a história do profeta Balaão e como Deus protegeu os seus filhos de serem amaldiçoados, da qual estaremos estudando no artigo de hoje.

O Profeta Balaão

Balaão é um personagem do livro de números, o quarto livro da Torá, dos capítulos 22 ao 24. Diferente do que muitos pensam, ele era um profeta pagão, que não pertencia a nação de Israel. Tanto é que o profeta é morto posteriormente e muita das suas doutrinas eram enganosas e gananciosas.

Esse profeta é contratado por um rei chamado Balaque para que profetizasse, em ordem expressa, contra a nação de Israel. Uma vez que ele possuía visões e oráculos, o rei decidiu contrata-lo para amaldiçoar a nação de Israel que acampava nas proximidades.

Apesar das advertências que Deus enviou para que Balaão não aceitasse aquela oferta, o profeta se seduziu pelo pediu de Balaque e partiu até o monte amaldiçoar o povo. O seu objetivo era muito claro: proferir maldição direta ao povo de Deus para prejudica-los fortemente.

A Proteção de Deus

Todavia, um ponto importante nessa história é observar que Deus protegeu o seu povo e impediu que o profeta os amaldiçoasse. O Senhor usa até mesmo uma jumenta e um anjo para advertir Balaão antes que ele chegasse que ele deveria dizer apenas o que Deus colocasse em sua boca.

O que aconteceu foi que ao levantar as suas mãos para profetizar, ao invés de saírem palavras de maldição, Deus converteu todas as suas palavras em benção, impedindo que ele profetizasse as maldições.

Então Balaão pronunciou este oráculo: "Balaque trouxe-me de Arã, o rei de Moabe, buscou-me nas montanhas do Oriente. ‘Venha, amaldiçoe a Jacó para mim’, disse ele, ‘venha, pronuncie ameaças contra Israel! ’

Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças quem o Senhor não quis ameaçar?
Dos cumes rochosos eu os vejo, dos montes eu os avisto. Vejo um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação.

Quem pode contar o pó de Jacó ou o número da quarta parte de Israel? Morra eu a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles! "
Então Balaque disse a Balaão: "Que foi que você me fez? Eu o chamei para amaldiçoar meus inimigos, mas você nada fez senão abençoá-los! "
E ele respondeu: "Será que não devo dizer o que o Senhor põe em minha boca?" (Números 23:7-12)

O Senhor Deus claramente estava protegendo seus filhos no mundo espiritual. Mesmo Balaque tentando convencer Balaão de amaldiçoar o povo inúmeras vezes, nada deu certo porque Deus estava com eles.

depositphotos 11687543 stock photo the sun above the horizon - Deus Permanece Fiel ao seu Povo!

A Fidelidade de Deus

Como eu disse na introdução desse artigo, a fidelidade de Deus é imensa para os seus filhos, mesmo quando pecamos Ele ainda apresenta meios de voltarmos a Ele pela graça e nos protege do mal.

Observe no contexto geral da passagem de Israel pelo Egito que na maior parte do tempo o povo vivia murmurando a Deus, reclamando da situação e até mesmo blasfemando contra Ele em alguns momentos. Contudo, Deus ainda permanecia fiel ao seu povo e mantinha o seu pacto para com seus filhos.

Claramente vemos que o Senhor, mesmo com a arrogância e rebeldia do povo, estava protegendo seus filhos no mundo espiritual dos inimigos de Israel, que tentavam de tudo para os oprimir.

Confiando na Proteção do Senhor

Assim como Deus operou com misericórdia com Israel Ele também opera em nossas vidas. Quantas vezes nós nos rebelamos contra Ele e seguimos caminhos que Ele não se agrada? Porém, em todas elas Ele se mostra compassivo e pronto a oferecer misericórdia para nossas vidas.

Aprendemos com esse estudo que mesmo quando não vemos, Deus está nos protegendo no mundo espiritual das muitas setas que Satanás tenta enviar contra nós. Muitos desejam o nosso mal e querem nos prejudicar de qualquer jeito, mas Deus estará sempre ao lado da sua Igreja.

Como Balaão afirma: Como amaldiçoar quem Deus já abençoou?

Que você possa confiar verdadeiramente na proteção de Deus. Mas se proponha a agir diferente de Israel e verdadeiramente se submeter a Deus. Busque o caminho da santidade e da obediência, certo que mesmo que caia, Ele estará novamente disposto a te levantar.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *