Pular para o conteúdo

Deus Transforma o Mal em Bem!

Deus transforma o mal em bem é uma certeza que todos que seguem a Cristo acreditam.

No fim do livro de Gênesis, no Capítulo 50, temos José, já como governador do Egito mostrando aos seus irmãos; que mesmo diante do mal que lhe foi acometido Deus transformou aquele mal em bem.

E é sobre esse poder tão soberano que Deus possui que vamos falar no artigo de hoje.

A Exemplar Misericórdia de José

Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: "E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos? "

Então mandaram um recado a José, dizendo: "Antes de morrer, teu pai nos ordenou
que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai". 

Quando recebeu o recado, José chorou.
Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: "Aqui estamos. Somos teus escravos! "

José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?
Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente. (Gênesis 50:15-21)
Thumb 169 - Deus Transforma o Mal em Bem!

José e a Graça

Creio eu que grande parte dos que estão lendo esse artigo, já possuem um bom conhecimento quanto a história de José; visto sua alta visibilidade, inclusive na cultura.

De qualquer forma, à aqueles que não conhecem o personagem bíblico que protagoniza o fim do livro de Gênesis eu os instruo a lerem o livro de Gênesis do capítulo 37 ao 50; onde toda a sua história é contada em detalhes.

Tendo isso esclarecido, precisamos entender primeiramente que José, mesmo sendo reto e temente a Deus também foi agraciado por Deus.

Tendemos a pensar que apenas José foi abençoado por Deus; mas na realidade ele também foi um meio para que Deus ministrasse sua suprema vontade as nações naquele tempo.

Como ele mesmo diz; o objetivo de Deus sempre fora salvar a vida daquelas pessoas e manifestar seu poder perante aos egípcios e os povos de entorno.

Deus e o Mal

No entanto, quando lemos a narrativa de José refletimos em qual seria a razão de Deus estar permitindo tanto mal sobre aquele moço.

Por conta disso, as Sagradas Escrituras fazem questão de nos explicar que Deus de forma alguma fez algum mal contra José, mas pelo contrário; pegou o mal que os seus irmãos fizeram e o reverteu em bem sobre não apenas José, mas sobre muitas pessoas.

Se não fosse o operar de Deus para salvar José, grande parte dos israelitas teriam morrido de fome no período de seca; é por isso que Deus ministra graça sobre José, o instruindo a ser um instrumento de benção ao seu próprio povo.

O Protagonismo de José

Muita das vezes lemos a narrativa e acabamos colocando José como o real protagonista; esquecendo assim quem realmente está agindo na história, que é o próprio Deus.

José não foi abençoado apenas para o seu próprio benefício, mas de maneira generosa ele acaba por abençoar outras muitas pessoas ao seu redor.

A Misericórdia de Deus

Por fim, vamos seguir o exemplo de José sermos obedientes e tementes á Deus, de coração aberto para ser usado por ELE, não apenas para benefício próprio, mas para auxiliarmos aqueles precisam da graça e da misericórdia de Deus.

E que descansemos na fé de que por mais que o mal nos cerque e nos vejamos perdidos no pecado, Deus transforma o mal em bem e assim o seu Santo Nome será glorificado através de nossas vidas.

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor ilumine seus passos!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *