Pular para o conteúdo

Evite o pecado a todo custo (Marcos 9: 42-48)

Evite o pecado a todo custo. O pecado é uma das temáticas mais importantes do cristianismo, sendo inclusive o ponto de destaque da religião quando comparada a outras.

O problema se dá que muita das vezes tentamos relativizar o pecado e os danos que eles produzem em nossas vidas. Sendo que a bíblia nos instiga a se evitar o pecado a todo custo, agindo de maneira radical no combate ao pecado.

Um dos textos dos evangelhos chega a ilustrar o poder destrutivo do pecado e como devemos ser sistemáticos e radicais em nossa luta contra ele.

Marcos 9: 42-48

"Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço.
Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,
onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.
E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno.
onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.
E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno,
onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’. (Marcos 9:42-48)

O Dano do Pecado

A primeira verdade que podemos reconhecer lendo o texto é que o pecado é danoso e produz frutos horríveis para nossa vida. Vivemos sob a ilusão de que o pecado é bom porque a primeira vista ele nos concede prazer.

É inegável que diante da vida de estresse e pressões constantes nos vemos tentados a pecar contra Deus porque isso nos concede uma recompensa imediata. Nos pegamos felizes e alegres ao falarmos mal de nosso irmão, ofendermos as pessoas, promovermos o nosso ego e tantos outros pecados.

Contudo, a bíblia, e em especial esse texto, é sistemática em nos esclarecer que por mais que sejamos recompensados de forma momentânea, o pecado produz apenas morte e a sua recompensa é a punição eterna.

o problema do mundo e o pecado 201601201559273990700 5959ad441c578 - Evite o pecado a todo custo (Marcos 9: 42-48)

A Luta Pelo Pecado

A maneira com a qual esse texto nos mostra como devemos lutar contra o pecado, é muito diferente da maneira com a qual geralmente lutamos. Muita das vezes estamos cientes do pecado, sabemos de todas as suas consequências, mas acabamos por relativizar no fim das contas.

Muitas vezes em nosso dia-a-dia, nos esquecemos que travamos uma luta contra o pecado e que não podemos ser frouxos nela. Não podemos dizer que lutamos contra o pecado sendo que conduzimos a nossa vida sob um estilo de vida que conduz ao pecado errôneamente.

Quando o texto usa o exemplo de arrancar membros do corpo de maneira metafórica, ele está nos mostrando que o castigo que o pecado produz é tão grande que melhor vale perder olhos e as mãos.

Ele não está dizendo que devemos literalmente arrancar nossos membros, mas sim precisamos identificar o que nos conduz a pecar e sermos radicais em banirmos isso de nossas vidas.

A Raiz do Pecado e a Graça de Deus

A raiz do pecado sempre é o coração do homem, que tentado por satanás sempre tende a se posicionar contra Deus. Porém, há diversos outros “gatilhos” que possuímos em nossas vidas particulares que nos estimulam a pecarmos contra Deus.

Assim como o texto relata, todos nos temos coisas, gostos, práticas e costumes que são prejudiciais porque nos levam a pecar. Portanto, é necessário identificarmos quais são tais coisas para conseguirmos romper e colocar nossas vidas em ordem e diante do altar novamente.

Muita das vezes, até coisas aparentemente benéficas podem dar espaço para o pecado. Tal como o amor pelo cônjuge ou pelos filhos, que se feito da maneira errada pode levar a uma vida de dependência emocional e obsessão extrema, se esquecendo inclusive das coisas do Senhor.

Sabemos que é difícil realizarmos esse auto diagnóstico em nós e por isso precisamos de pedir a ajuda a Deus para que Ele nos mostre o que precisamos mudar e como podemos melhorar. Seguindo o exemplo do salmista no Salmo 139, a nossa oração deve ser que o Senhor sonde o nosso coração e veja se há em nós algum caminho mal.

Uma vez esse caminho descoberto, vale a nós com a ajuda do Espírito Santo nos posicionarmos para lutarmos contra o pecado. Pois vivendo uma vida de submissão e de obediência ao Senhor verdadeiramente, poderemos gozar de todas as bençãos que Deus têm para nós.

Que Deus em Cristo nos sonde os corações e nos conduza a Si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *