Pular para o conteúdo

Isaque e a Fé que Continua

Isaque e a fé que continua; no artigo de hoje prosseguiremos com nossa série de refletir sobre os heróis da fé, falando hoje sobre o segundo patriarca: Isaque.

Por muitos ele pode ser considerado com pouca relevância quando comparado a Abraão e Jacó; esses que possuem um pouco mais de destaque pelo próprio autor de Hebreus no capítulo 11.

Apesar de possuir apenas um versículo que cita uma atitude de fé por Isaque; ele ainda é importante para nós pelo fato dele dar continuidade na obra que seu pai, Abraão começou.

Sendo assim, Isaque é um herói da fé por possuir uma fé que lhe foi entregue e que continuaria a ser passada de geração em geração.

Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles. (Hebreus 11:20)

O Exemplo de Abraão

Nós já falamos do exemplo de fé de Abraão em um artigo passado; mas algo interessante de refletirmos é de como o seu exemplo iria se perpetuar.

Tendo em vista os tempos em que Abraão vivia, era muito difícil alguém ficar relevante de uma hora para outra como ocorre nos nossos dias; a única forma de você deixar um legado era através da sua linhagem, essa que iria guardar seus atos e os fazer conhecidos posteriormente.

Isaque nascer e viver uma vida como a de seu pai é uma prova clara; de que a promessa de Deus a Abraão permanecia de pé.

E não apenas isso, mas a vida de Isaque era um sinal claro; as outras famílias e aos outros povos que o Deus de Abraão era real.

Isaque viver de forma próspera e permanecer temente a Deus apenas confirmava que o Deus de Abraão zelava por sua palavra.

Thumb 201 - Isaque e a Fé que Continua

A Visão do Autor de Hebreus

Lendo Hebreus 11 percebemos que a própria visão do autor de Hebreus segue nessa mesma linha de raciocínio, visto que apesar dele citar Isaque e a fé que continua em aguardar a promessa do Senhor ao seu pai.

O outro único exemplo de fé que ele nos concede está em Hebreus 11: 20; mostrando que Isaque pela fé abençoou Jacó e Esaú, seus dois filhos.

Mostrando a nós leitores que Isaque assim como foi abençoado por seu pai abençoaria seus filhos; perpetuando a história de seu pai por ainda mais tempo.

Pode parecer bobo e até sem sentido, mas foi pela fé que Isaque teve uma vida que seguia os caminhos de seu pai; até porque era exigido que Isaque cresse na promessa de Deus ao seu pai para conseguir viver no estilo de vida que ele seguia; obediente a Deus sempre.

A Importância do Legado

Atualmente é comum nos fascinarmos com o novo, temos uma tendência para querer sempre a última novidade e jamais olhamos para o passado; temos uma predisposição a nos cegar para o que já aconteceu.

Todavia, a Bíblia Sagrada nos confronta ao introduzir valor ao conceito de passado; mostrando que é olhando para trás que podemos prosseguir para frente em paz.

Toda essa nossa mentalidade de negar o legado é derrubada quando Deus nos apresenta os heróis da fé, esse capítulo de Hebreus em que, justamente; tem como objetivo nos induzir a olhar para homens de Deus que já viveram e morreram, afim de sermos edificados.

Aplicação Prática

Nós que somos de Cristo e que seguimos seus passos devemos ter consciência da importância de olhar para os bons exemplos do passado; devemos viver uma vida aberta a críticas e que ouve conselhos, principalmente de pessoas mais maduras.

Enquanto prosseguirmos nessa nossa mentalidade fechada jamais seremos bem-aventurados por Deus.

No entanto, se nos submetermos a Deus e a nossos irmãos com humildade; poderemos então realizar a obra de Deus com eficácia, da maneira que ele deseja.

Ouvir um bom conselho e o seguir, exige fé; muita das vezes o caminho que Deus está nos guiando pode parecer incerto.

Contudo, devemos ter fé e confiar que o Senhor não falha e que há de cumprir sua promessa assim como Isaque fez.

Que o Eterno nos proteja de todo mal e nos capacite para termos fé; e continuarmos a sua boa obra; essa que permanece constante desde os tempos de Jesus, que ainda reverbera sobre a Terra com total relevância.

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor Ilumine seus Passos!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *