Pular para o conteúdo

Jesus é o Pão da Vida

Jesus é o Pão da Vida, esse que é um dos títulos que Cristo se auto concede no livro do evangelho de Jesus segundo João. Todavia, no artigo de hoje gostaria de não me aprofundar muito na implicação teológica e cristológica que há na afirmação de Jesus, mas sim, tentar explicar em qual contexto Jesus diz isso e por que essa passagem de João 6 é tão importante para nós nos dias de hoje.

Contexto

Recomendo que aja uma leitura de João 6 na íntegra para a melhor compreensão, mas em resumo é isso que acontece:

Após Jesus ter realizado diversos sinais e maravilhas em Jerusalém, ele decide cruzar para a outra margem do mar de Tiberíades. Contudo, ao ver a multidão que o seguia seu coração se move de compaixão, e ele decide então conceder alimento aquele povo.

Ele pega então um pouco de comida que havia ali e realiza um milagre de multiplicação, dos pães e peixes. Jesus se distancia da multidão e parte para outro lugar após isso.

O problema surge quando a multidão descobre onde ela está e parte para estar com ele novamente, é nesse momento então que Cristo os confronta.

Jesus confronta a multidão

As palavras de Jesus ao ver o povo que o seguia é bem dura e pode até parecer até como uma grosseria por sua parte. Ele afirma:

26.Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.
27.Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação". (João 6:26,27)

Jesus na realidade não estava sendo grosseiro com aquele povo, mas sim, estava revelando a eles qual o real desejo de seus corações. Eles não estavam ali pelo Mestre, estavam pelo pão.

Thumb 106 1024x649 - Jesus é o Pão da Vida

Jesus nos Confronta Hoje

As palavras de Jesus se estendem até os nossos dias, visto que nossos corações também são maus e por vezes, buscam a Cristo apenas pelo pão que ele pode nos conceder.

É muito comum em nosso tempo que vejamos essa realidade, olhamos ao nosso redor e vemos que muitos afirmam falsamente que amam a Jesus, quando na verdade seus corações continuam amarrados e presos as coisas dessa Terra. Multidões se junta, não para suplicar por misericórdia e para a manifestação de Deus, mas sim que ele as conceda comida e alimento.

Até mesmos nós, por vezes nos pegamos em más orações, que não visam a glória do Pai, mas o nosso prazer somente.

Jesus é o Pão da Vida Para a Multidão

Apesar de ter aparentado uma atitude grosseira em sua fala, Jesus ainda sim mostra misericórdia e graça para aquele povo. Jesus os revela que o Pai haveria de lhes conceder algo muito maior que meros pães e peixes, um alimento que duraria para sempre.

Após ser questionado de qual era esse alimento que saciaria sua fome, Cristo se revela a eles e diz: “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.”

Jesus Cristo é o pão da vida, ele é quem a multidão deveria estar buscando.

Jesus é o Pão da Vida Hoje

Como muitos já dizem, temos uma tendência muito forte a buscarmos as bênçãos de Deus, mas nunca o próprio Deus.

Jesus olha para a multidão e mostra para eles que eles ainda estão fracos de espírito, buscando apenas o que é material, sem nenhum interesse de se relacionar com o Criador ou com a própria pessoa do Filho. Jesus quer que eles mergulhem mais fundo, busquem ao Eterno de todo o coração, não se limitando as necessidades terrenas apenas.

E ele nos confronta nos dias de hoje, provocando-nos a buscar algo mais profundo, entender melhor sua pessoa, se relacionar diretamente com ele. Pois ele é o Pão da Vida, a única coisa capaz de saciar nossa fome constante de Deus.

O convite de Cristo é para não buscarmos ele apenas para nossa própria satisfação momentânea, mas sim, para buscarmos desejando a Deus e ele somente. Pois quem vai a ele jamais terá fome, e quem crê nele jamais terá sede.

Por: Danilo Mimi

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *