Pular para o conteúdo

Jó – Entendendo o Sofrimento (Sabedoria Bíblica)

Jó- entendendo o sofrimento. Esse artigo faz parte da série de textos sobre os livros de Sabedoria Bíblica, onde aprendemos lições que resolvem grande problemas e indagações do presente.

O livro que estaremos estudando hoje é o livro de Jó. Acontece nesse caso que muitos confundem a sua classificação e o entendem como um livro narrativo. Todavia, ao lermos o livro por completo percebemos que o tema principal é discutir o sofrimento e porque ele acontece até mesmo com pessoas boas e honestas.

Vamos fazer um pequeno apanhado do livro e entender nele como que devemos lidar com o sofrimento em nossas vidas.

A História de Jó Entendendo o Sofrimento

O livro conta a história de um homem muito rico chamado Jó, que servia a Deus, mas que perdeu tudo em menos de 24 horas. Ele perde, inclusive, sua saúde, desenvolvendo uma doença grave em sua pele.

Durante todo o livro vemos uma conversa do próprio Jó com alguns amigos dele. Nessas longas conversas vários temas são lançados e diversas ideias a respeito de Deus são feitas, refletindo principalmente sobre a questão do sofrimento e da justiça de Deus.

Porém, é apenas no final do livro que Deus se manifesta para Jó e explica para ele a razão do sofrimento e o quanto o ser humano é limitado para entender tudo. Deus restitui tudo de Jó ao fim, mas apenas após Jó entender o quanto é pequeno diante da soberania de Deus.

WB 福音网3.0 天国福音 认识神之路 人对约伯的诸多误解 ZB20210708 - Jó - Entendendo o Sofrimento (Sabedoria Bíblica)

O Sofrimento é Inevitável

A primeira mensagem que o autor já quer passar com a história de Jó é que o sofrimento é inevitável. Uma vez que o homem está nesse mundo, ele está sujeito a passar por momentos de aflições e sofrimentos.

Jó era um homem próspero e saudável, sob esse contexto, nada poderia o parar, ele jamais passaria por sofrimentos na vida, mas é totalmente o oposto que ocorre. O texto nos relata que o próprio Deus permite Jó passar por aquele momento de sofrimento, mesmo Jó sendo fiel e obediente a Deus.

Isso acontece porque o Senhor não nos impede se sofrer nessa vida, mas garante que continua conosco mesmo no sofrimento.

Muitos homens e mulheres hoje vivem confiando em si mesmo, crendo em seu dinheiro, status, poder e saúde. Contudo, assim como Jó, eles também estão suscetíveis a passar por momentos de sofrimentos nessa Terra e o livro de Jó existe justamente para esclarecer isso.

A Justiça e o Sofrimento

Muitos de nós pensamos que o sofrer sempre ocorre como recompensa de algo. Ou seja, alguém que fez algo ruim consequentemente será punida por seu erro. Nessa mesma linha, quem age com justiça e honestidade não passará por sofrimento. Mas o livro de Jó nos mostra que nem sempre as coisas funcionam assim.

Entenda que toda a sabedoria bíblica tem como objetivo aprofundar e refletir conceitos e ideias simples pré-estabelecidas por nós. Ao ir contra o cenário padrão para o sofrimento, a Bíblia está nos mostrando que ela é ciente que nem sempre as coisas acontecem como deveriam acontecer, mas mesmo assim, tudo tem um propósito.

O texto por exemplo, faz questão de mostrar diversas orações, pedidos e ideias sobre Deus que estão completamente equivocadas e erradas, que vão contra o que Deus realmente é. Porém, o texto ainda conserva essas conversas para nos mostrar que o Senhor é ciente de nossos pensamentos e nos entende nos momentos de sofrimentos e de equívocos.

Ao fim da história, Jó faz para Deus a pergunta que muitos de nós fazemos hoje: Por que boas pessoas sofrem? Por que pessoas inocentes enfrentam dificuldades? Por que pessoas honestas são injustiçadas? E a resposta de Deus para essa pergunta de Jó é o ponto mais belo de todo o livro.

A Resposta de Deus

Após ouvir as reclamações e as indagações de Jó, Deus decide o responder. Porém, até mesmo a sua resposta é intrigante e complexa.

O Senhor começa a sua retórica indagando a Jó onde ele estava quando Ele criava o universo e tudo que nele há. Deus não chega a responder diretamente as indagações de Jó, mas lhe faz inúmeras perguntas complexas sobre a criação que Jó nem ao menos chegou a pensar.

Essa resposta de Deus para nós pode até parecer grosseira e confusa. Porém, Deus está nos lembrando do quanto somos pequenos para entender tudo da vida. Somos seres limitados em conhecimento, buscar entender e saber tudo é arrogância de nossa parte.

Um Espírito de Humildade

Claro que em outros textos da bíblia a resposta do porquê pessoas boas sofrem é ainda melhor trabalhada, como podemos conferir nesse artigo aqui: Deus converte o mal em bem! (Romanos 8: 28). Todavia, esse texto serve para nos mostrar que o caminho para superarmos o sofrimento é desenvolver um espírito de humildade e saber que o Senhor está conosco.

Deus não abandonou Jó em nenhum momento, esteve com ele em todas as circunstâncias, mesmo quando ele estava sendo arrogante e falando coisas erradas sobre Deus. O Senhor nos ama não porque somos bons, mas porque Ele é um Deus de amor.

Como eu já disse, no final da história, Jó pede perdão para Deus:

Então Jó respondeu ao Senhor:
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? ’ Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.
"Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’.
Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza". (Jó 42:1-6)

E após pedir perdão, Deus o restitui e o abençoa concedendo a ele tudo em dobro.

Conclusão

Essa linda história de Jó nos ensina que o caminho para suportarmos o sofrimento é continuar confiando que Deus está conosco, crer que Ele continua sendo bom e acreditar que Ele está no controle de tudo.

Quando em meio ao sofrimento você quiser indagar a Deus, ou estiver com o coração angustiando pelas injustiças desse mundo. Faça como Jó fez no final do livro, humilhe-se e busque misericórdia do Senhor mais uma vez, pedindo para que Ele lhe console o coração.

Ao invés de reclamar, nossa atitude diante do sofrimento deve ser de dar graças, porque para tudo há um propósito.

Alegrem-se sempre.
Orem continuamente.
Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1 Tessalonicenses 5:16-18)

Tire um tempo para ler e estudar o livro de Jó na íntegra e seja abençoado pela sabedoria bíblica, entendendo o sofrimento.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *