Pular para o conteúdo

Lembre-se das Minhas Algemas

“Lembre-se das minhas algemas” é a frase que Paulo utiliza ao fim de sua carta aos colossenses. Essa carta que abrange diversos temas interessantes a fé cristã, tais como a soberania de Deus e de seu filho Jesus, como devemos perseverar na fé e na pregação do evangelho, e como devemos nos relacionar com o mundo.

Ao fim da carta no entanto, Paulo faz uso de uma frase, no mínimo, impactante e provocativa, ele roga para aqueles que terminaram de ler a sua carta para que se lembrem de suas algemas. O que Paulo queria dizer com isso? Nós iremos responder no artigo de hoje.

O Último Capítulo

Quando olhamos para o contexto do último capítulo, no qual ele está abençoando e concedendo orientações finais aos seus irmãos na fé, ele pedir para que as pessoas se lembrem de suas algemas soa extremamente controverso, visto que a última coisa que as pessoas queriam lembrar naquele momento é que Paulo sofria e estava preso.

O último capítulo da carta, supostamente, deveria ser feliz, trazer um ar de esperança e felicidade, trazer para o hoje os bons dias que ainda hão de vir.

Quando Paulo pede para que seus ouvintes se lembrem das suas algemas e logo ora para que a graça os acompanhe, ele está a transparecer uma verdade e uma realidade, que ele considera importante ser do conhecimento de todos: ele está preso.

Thumb 172 - Lembre-se das Minhas Algemas

Paulo na Prisão

De forma alguma Paulo estava tentando esconder o fato de que ele estava sendo perseguido por amor à Cristo. Muito pelo contrário, ele estava deixando clara essa informação, inclusive à aqueles que eram mancebos na fé e que poderiam se assustar com tal notícia.

A razão pela qual ele transmite essa verdade é a de que: As suas algemas glorificam a Cristo.

Cristo Glorificado

Em qualquer outro contexto, afirmar que está preso seria um motivo de contrição, de vergonha, de tristeza em geral. Mas quando se trata do evangelho, sofrer por amor à Cristo é desejável, pois é um sinal de submissão ao Deus supremo e sinaliza um coração que busca encontrar prazer e satisfação em Deus somente.

Paulo, com um espírito de contentamento, leva seus irmãos a reflexão quando declara: Lembre se das minhas algemas, demonstrando assim que é mediante a submissão que encontramos a Deus; sofremos injustiças por amor a Cristo; na crença de que ele é justo, bom e que ele é a própria verdade.

Negação ao Sofrimento

Nós, enquanto cristãos do ocidente que vivemos em países livres; temos uma tendência a não reconhecer a importância do sofrimento na caminhada cristã e caímos em dois perigos extremos. O de não ver Cristo no sofrimento e o de se vitimizar mesmo diante do bom momento.

Por mais que vivamos bem, ainda hoje em dia, muitos irmãos nossos são perseguidos pela causa do Evangelho; sendo presos e torturados assim mesmo como Paulo fora.

Isso é uma realidade, devemos não apenas tomar consciência dela, mas também tomar uma ação diante disso.

Perseverança em Cristo

Quando Paulo cita lembre – se das minhas algemas , ele não tem como objetivo se colocar como o maior, ou como o menor dentre os santos. Mas sim, ele busca encorajar seus irmãos a prosseguirem na fé, mesmo diante das mais terríveis perseguições do inimigo.

Paulo mostra que o evangelho é chegado ao mundo com muita dor e sofrimento; muito sangue foi e é derramado para que o evangelho se espalhe cada vez mais.

Renunciar e negar a fé é um ato de covardia, aponta para um coração ingrato; que não se felicita de ter recebido a revelação mesmo durante tempos de perseguição.

Que oremos a Deus para que ele nos encha de coragem e ousadia, para que proclamemos o seu evangelho com toda a alegria da alma.

Se lembrando não apenas do sofrimento e sacrífico de Cristo, mas também dos tantos irmãos que perderam sangue por amor a causa do evangelho.

Cristo convida a cada um para tomar sua cruz e lhe seguir, com um espírito de renúncia e sem olhar para trás. De coração aberto, humilhado e arrependido.

Que ele nos conceda graça e coragem para morrermos para nós mesmos, na fé de que recebemos vida Nele.

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor ilumine seus passos!

1 comentário em “Lembre-se das Minhas Algemas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *