Pular para o conteúdo

O Pecado da Gula

O Pecado da Gula pertence aos 7 pecados capitais. Mesmo assim, ele é um dos pecados mais socialmente aceito, por muitos nem chega a ser considerado um pecado mesmo. Constantemente ouvimos a famosa frase “Crente não bebe, mas come bastante”, mas será que essa deveria ser a visão que transparecemos para o mundo? O pecado da gula se resumiria apenas a comer de forma demasiada? Sobre isso que estaremos discutindo no artigo de hoje.

A Gula na Bíblia

Por mais que tenhamos uma tendência de ignorar esse pecado, ele aparece de forma considerável nas sagradas escrituras.

Um dos textos mais famosos que aborda esse tema se encontra em Números 11, no qual o povo reclama de comer apenas maná e se posicionam contra Deus, exigindo carne. Além desse, temos também a ordenança de Deus para que o povo de Israel, durante seu êxodo do Egito, não pegassem maná mais que o necessário para o dia, caso isso acontecesse o maná extra começaria a criar bichos e cheirar muito mal (Êxodo 16). Esse segundo relato ainda é citado no Salmos 106.

Ainda dentro do Antigo Testamento temos diversos conselhos no livro de provérbios advertendo contra a glutonaria e bebedice.

Porém essa advertência contra esse pecado também ocorre no Novo Testamento.

Com Jesus:

“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.Lucas 21:34

Com Paulo em:

“e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5:21

“Um dos seus próprios profetas chegou a dizer: “Cretenses, sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos”. Tito 1:12

E com Pedro também:

No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. 1 Pedro 4:3

Além de outros diversos também espalhados por toda a escritura que também está a advertir e mostrar o quanto esse pecado é maligno.

Tipos de Pecado na Gula

Tendo a presença da gula nas escrituras em mente devemos agora nos perguntar: “Por que gula é pecado?”

E para responder essa pergunta eu gostaria de sistematizar e explanar sobre as 3 principais formas de pecar na Gula.

Ingratidão

Temos uma tendência muito forte de associar gula a comer demasiadamente, e sim, isso também é o pecado da Gula. Entrementes, a gula não se resume a isso, a gula pode ser também uma demonstração de ingratidão.

mulher com nojo de comida 461x308 - O Pecado da Gula

O pecado da gula pode se manifestar ao comer com um coração ingrato, ao reclamar constantemente da comida, ao buscar o ponto perfeito da carne que nem o melhor churrasqueiro do mundo conseguiria acertar. Se torna um problema espiritual, visto que o coração e o corpo nunca está satisfeito e pleno, sempre tem como melhorar, precisa melhorar, caso contrário, eu rejeito a refeição.

Esse pecado se manifesta por não entendermos que a comida é dádiva e provisão divina. Comer com um coração ingrato é uma forma de agir com injustiça e acaba por revelar um ser que despreza o outro, sem compaixão, que se mostra cego ao tanto de pessoas que rogam por comida, ainda em nosso tempo.

Falta de Confiança na Provisão Divina

Como sabemos, o pecado da gula também está relacionado a comer muito, e na psicologia, isso pode ser considerado um sinal de ansiedade patológica em certos casos.

Comer de forma demasiada, sem saborear o alimento, já pensando no próximo pedaço de carne, se mostra como um sinal de que não cremos na provisão divina, não cremos que Deus irá prover o suficiente para amanhã.

Mas ainda no relato do êxodo do povo de Israel, Deus adverte o povo para confiar em sua provisão. Como no Sábado o povo devia descansar e Deus não enviava seu maná, ele fazia questão de no sexto dia enviar o suficiente para 2 dias.

Assim como ele faz no Ano Sabático, esse em que a terra descansa e o povo não está autorizado a plantar, nem colher. Todavia, Deus garante que no sexto ano a colheita seria tão farta que seus produtos iriam alimentar o povo durante 3 anos, até o 9 ano o povo ainda estaria comendo da provisão do sexto.

Comer com pressa é um sinal de falta de confiança na providência e no cuidado de Deus.

Idolatria a comida

Por fim, a forma mais nociva de se pecar na gula é ao transforma-la em um falso deus, um falso ídolo.

No momento de desespero, correr para a geladeira, comer o máximo de chocolate possível, encher a cara de álcool ou refrigerante, a fim de afogar suas mágoas e tristezas. Ao fazer isso, rouba-se o papel de Deus como senhor da vida e coloca em seu lugar a comida.

idolatria - O Pecado da Gula

Entenda que tentar buscar paz e felicidade em qualquer outra coisa que não é Deus é pecado, inclusive buscar no alimento.

Enquanto pecado capital, a gula é capaz de conduzir a outros pecados, tendo como fim a falta de fé em Deus.

O Pecado Socialmente Aceito

Creio que vale ressaltar que o maior problema enfrentado na Gula é o quanto ele é socialmente aceito. Vemos glutões e beberrões em cada esquina, em cada casa e nada acontece.

Tornou-se normal contemplar a fome de uns e a gula de outros, ver esse retrato da sociedade não nos toca mais.

E o problema se estende desde influenciadores no Instagram que vendem essa imagem de corpo perfeito, a fim de satisfazer o mero orgulho apenas, até fazendas que são obrigadas a contaminarem seus produtos com imensas quantidades de agrotóxico para conseguir suprir a alta demanda de nossos corações gulosos.

A Comida como Louvor a Deus

Não me entenda errado, foi Deus quem criou o alimento e foi ele quem nos concedeu prazer a consumirmos o alimento.

No entanto, o problema surge quando comemos sem prestar louvor a Deus pelo alimento, quando comemos para nosso próprio prazer e satisfação, não como adoração ao Senhor.

Que possamos estar dispostos a encher nossos corações com Deus, pois ele é quem realmente nos satisfaz, não com comida. Que a disciplina espiritual do Jejum molde nosso ser e nos faça voltar a achar prazer no criador e nas dádivas que ele nos concede dia após dia.

refeicao em familia - O Pecado da Gula

O convite de Deus é para comermos com alegria. O próprio Cristo é acusado de ser glutão e beberrão, visto que ele se assentava para comer com os pecadores. Todavia, ele estava fazendo a vontade do Pai, comendo para a glória do Pai.

Portanto a esperança que temos é que quando formos ao céu, o próprio Jesus com seus anjos nos servirá comida e participaremos do banquete celeste com Deus nos céus.

Jesus nos convida a buscar ele, pois ele é o pão da vida que sacia nossa fome, “pois não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.”

Por Danilo Mimi

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

2 comentários em “O Pecado da Gula”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *