Pular para o conteúdo

O Pecado da Inveja

O Pecado da Inveja é comumente falado em nosso meio. Todavia, temos uma tendência a afasta-lo de nós e classifica-lo como um pecado do ímpio somente. Constantemente pedimos para que Deus destrua os invejosos e aja com justiça, mas nunca confessamos ao mestre que nós também sofremos o pecado da inveja e precisamos de seu perdão. A inveja é um pecado silencioso, que ama se esconder em um sentimento de admiração e afeto, por conta disso, venho aqui hoje para denunciar esse pecado que é tão nocivo a todos nós.

Todos Somos Invejosos

Antes de tudo, vejo importância em deixar claro que a inveja é um pecado comum, que se mostra presente na listinha de Galátas 5, no versículo 21.

Sempre que olhamos para a inveja, jamais nos colocamos como invejosos, nunca admitimos que podemos melhorar e que sentimos inveja dos outros. Lemos a narrativa de Gênesis 37, de José e seus irmãos e nos colocamos José, o sonhador. Sendo na vida real podemos estar sendo os irmãos de José. A inveja é um pecado capital, então, por mais que em alguns ela se manifeste de forma mais ativa do que em outros, todos ainda pecamos na Inveja.

O Que é Inveja

A Inveja é o pecado de desejar mal ao próximo por aquilo que ele tem. Ela não se resume apenas a desejar possuir o que o outro possui, isso entraria no pecado da Avareza/Ganância, a inveja é mais agressiva, no sentido que ela induz o invejoso a planejar o mal, podendo até conduzir ao pecado de ódio contra aquela pessoa.

O pecado da inveja se dá na desvalorização do que já possui e no pensamento maléfico que se sente do outro quando o inveja.

Inveja na Bíblia

O pecado da inveja na bíblia é bem presente. Sistematizando-o eu divido suas aparições na bíblia em dois tipos: “Os santos sentem inveja dos ímpios” e “Os santos sentem inveja dos santos”

Inveja dos Ímpios

O livro de provérbios e salmos abordam bem esse sentimento, olhar para a prosperidade dos ímpios e sentir inveja deles. O salmos mais conhecido que trabalha essa temática é o salmos 73, na qual o salmista explana o quanto ele invejava os ímpios, ao ver sua prosperidade, riqueza e aparente felicidade.

Inveja dos Santos

Além de sentir inveja dos ímpios, os santos também sentem inveja dos santos. Saul se consumiu de inveja de Davi, por exemplo. Já no novo testamento temos uma abordagem de, não apenas não invejar os ímpios, mas também de viver em harmonia e comunhão entre os irmãos, deixando o pecado da inveja para trás.

Inveja Pega?

É bastante comum no meio secular essa ideia de que a inveja faz mal para quem é invejado, prega-se bastante a necessidade de se proteger da inveja de alguma forma, coloca ela como um risco a vida de quem é invejado.

As sagradas escrituras no entanto, em nenhum momento afirma isso. Contrastando com essa ideia a bíblia apresenta que a inveja faz mal para quem inveja, não para quem é invejado. Salomão afirma em Provérbios:

“A paz de espírito é saúde para o corpo, mas a inveja corrói como o câncer.” (Provérbios 14: 30)

Esse versículo nos revela o quão prejudicial a inveja pode ser para aquele quem o faz. Impedindo-o o de ver e viver a vida em paz.

inveja 1024x597 - O Pecado da Inveja

A Inveja em Nosso Meio

Vale ressaltar, que a inveja por si só não possui nenhum valor espiritual para quem é invejado. No entanto, o invejado ainda pode ser prejudicado quando o invejoso realiza um mal intencional para prejudica-lo

É muito comum dentro do que ambiente de trabalho, corporativo e eclesiástico vermos a inveja se manifestando. Muitos ainda agem de má fé e tentam de tudo para “puxar o tapete” de seus semelhantes, podendo até mesmo arruinar suas vidas com essas atitudes.

A Inveja em Nosso Coração

Jesus afirma:

21.Pois é de dentro do coração dos homens que procedem aos maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22.as ambições desmedidas, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a difamação, a arrogância e a insensatez. 23.Ora, todos esses males procedem do interior, contaminam a pessoa humana e a tornam impura. (Marcos 7: 21-23)

A Inveja procede de nosso coração, é um pecado natural ao ser humano. Entretanto, é necessário que peçamos a Deus para que ele não permita que a inveja cresça em nosso coração.

Caso não cuidemos da inveja em nosso coração, ela poderá crescer e tomar conta de nossa vida, assim como um câncer. Conduzindo-nos assim ao ódio, levando-nos a maquinar o mal contra nosso irmão e semelhante.

A Cura Para a Inveja

Precisamos tomar 3 atitudes para nos livrarmos da inveja:

1.Confessar e se arrepender

O mais perigoso da inveja é quando ela se estabelece em nosso coração e começa a trabalhar de forma oculta em nossos pensamentos. Para impedirmos que ela prejudique nossas vidas precisamos nos auto avaliar, confessar nossa inveja, e acima de tudo, nos arrependermos desse nosso pecado.

2.Olhar para a cruz

Olhar para a cruz também é um dos remédios contra a inveja, visto que a cruz iguala a todos, não há ninguém acima nem abaixo, todos pecaram e todos precisam da cruz para se achegar a Deus

3.Boas Obras

Aqueles que são salvos são conhecidos pelo amor e pelas boas obras, agir com amor ao próximo gera em nós um coração grato e compassivo, impedindo assim que a inveja prevaleça em nosso ser.

Aplicação Prática

Que o Senhor Jesus nos guie por seu caminho de paz e luz, livrando o nosso coração da inveja e fazendo crescer em nós um coração grato. Ao percebemos que já possuímos muito mais do que merecemos, não temos mais motivos para sentir inveja de nosso próximo, porque de nada temos falta.

Que o Senhor ilumine seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *