Pular para o conteúdo

O Pecado da Luxúria

O Pecado da Luxúria ao meu ver, pode ser considerado como um pecado que possui dois grandes extremos. De um lado temos uma sociedade que o trata com eufemismo, desvalorizando-o enquanto pecado.

Do outro lado no entanto, temos um falso moralismo que tenta combater esse pecado, mas que faz uso das armas erradas. O pecado da luxúria não é apenas um pecado carnal, mas é um pecado do coração também.

O Que é Luxúria?

Segundo o dicionário:

“Desejo sexual intenso; lascívia. Comportamento desregrado em relação aos prazeres do sexo.”

Funcionado de forma diferente do “luxo” propriamente dito, a luxúria pode ser classificada como o pecado do prazer. Uma deturpação dos prazeres do corpo concedidos por Deus, transformando a dádiva no próprio ídolo. O pecado da luxúria é viver a vida pelo sexo, e fazer sexo pelo sexo somente.

A luxúria classifica-se como o pecado de enxergar o outro como não-semelhante e de forma egoísta. Ver o outro como produto, cuja a única função é lhe conceder prazer próprio.

Diferente do espírito de entrega cristão, o pecado da luxúria conduz o ser, a buscar prazer e satisfação em si mesmo, sempre com o objetivo de viver uma vida egoísta.

No entanto, a ideia do pecado da luxúria ainda pode soar subjetiva somente com essas minhas afirmações. Por conta disso, me proponho a lhe mostrar que o pecado da luxúria não é algo distante e que se restringe apenas ao adultério por exemplo, muito pelo contrário, ele pode se manifestar em nosso dia-a-dia, no ordinário.

Até mesmo em casamentos sólidos esse pecado pode se fazer presente, a partir do momento em que o outro se torna menos importante que o eu, quando o outro perde sua dignidade e tem como único objetivo a minha satisfação.

boa pecados capitais2 500x270 1 - O Pecado da Luxúria

Por Que a Luxúria é Pecado?

No livro de Apocalipse é dito que no fim dos tempos Jesus daria um novo nome ao seu povo. O Anticristo no entanto, concede aos seus seguidores um número. Mostrando assim que aos olhos de Deus, todo ser humano possui um nome, uma identidade e uma personalidade.

Até mesmo o maior dos pecadores possui dentro de si um resquício da imagem e semelhança de Deus. Em contraste, a tentativa do mundo é de retirar o nome e o rosto, retirando assim a dignidade e a identidade do outro.

Como eu disse no início desse artigo, é muito comum vermos uma luta contra a luxúria. Entretanto, essa luta é feita de forma superficial, não entendendo que a luxúria é um pecado e um problema do coração do homem.

O próprio Jesus condena isso quando afirma que o pecado do adultério não se restringe ao coito com outra mulher, ele afirma que no olhar e desejar uma outra mulher já temos o pecado do adultério acontecendo no coração.

Muita das vezes somos moralistas e pregamos contra o adultério, porém não vemos frutos. Isso se dá na superficialidade de nosso discurso, pois não estamos expondo que o pecado da luxúria é um pecado do coração.

O Perigo da Luxúria

A luxúria, assim como todo pecado, trás consigo inúmeros males para aqueles que o praticam.

A princípio, é notório que a luxúria pode destruir as relações interpessoais, visto que sua mente passa a enxergar o outro como inferior, conduzindo assim a uma vida solitária e triste, uma vida em que Deus não se manifesta nas relações, graças ao pecado que vela a atuação divina nas relações com o outro nessa terra.

Ainda assim, a luxúria é letal pelo fato de que ela conduz o homem a falta de fé no criador. Ao roubar a dignidade do outro, infere-se que o outro não é feito a imagem e semelhança de Deus.

Tal pensamento pode conduzir o homem a questionar a própria existência de um Deus Criador e Soberano.

O Remédio para a Luxúria

Lutar contra a luxúria não é fácil, pois além de nossa própria luta interna, temos também um imenso incentivo da sociedade para uma vida de libertinagem.

Por conta disso, as regrinhas básicas como oração, jejum, meditação na palavra e vida devocional como um todo se aplicam na luta contra esse pecado também.

Entrementes, a luta contra a luxúria envolve muito satisfação e prazer. Por conta disso, você deve buscar a Deus para que ele mude sua mente e lhe conduza a uma vida de busca de satisfação nele somente.

Nosso coração sempre buscar por mais, a melhor forma de combater isso é descansando nos braços do Pai, estando satisfeito em Cristo Jesus.

Recomendo também que você comece a cultivar relações saudáveis, criando assim uma mente que respeita o outro e que o ama.

Que o Senhor nos ilumine para não sermos corrompidos pela Luxúria, mas que estejamos sempre próximos ao Pai, seguindo seu caminho de luz e vivendo uma vida plena em Cristo Jesus.

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor ilumine seus passos!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *