Pular para o conteúdo

O Pecado da Preguiça

O Pecado da Preguiça, dentre os 7 pecados capitas o mais controverso. Sempre associamos a preguiça a falta de trabalho, ou a falta de disposição para o trabalho, mas será que ela só se resume a isso? O que é o pecado da preguiça? Eu peco ao descansar? A ociosidade é realmente nociva a mim, ou aos outros? Essas e mais perguntas estaremos respondendo no artigo de hoje.

O que é não é preguiça?

Antes de tudo, creio haver importância em deixar claro o que não é preguiça, visto que sempre associamos esse pecado a ociosidade quanto ao trabalho. Contudo, a preguiça pode estar presente até nas vidas mais frenéticas, é um pecado muito mais profundo e espiritual do que aparenta ser.

Ressalto também que o pecado da preguiça se difere da depressão, tendo em mente que uma doença patológica não é considerada um pecado, mas uma condição médica. Até mesmo no âmbito prático da questão a preguiça apresenta contraste, visto que a preguiça é a falta de vontade de realizar as coisas difíceis da vida. A depressão, no entanto, é a incapacidade de realizar as coisas simples da vida, como levantar e até mesmo comer.

O que é Preguiça?

Mesmo havendo certas ressalvas, o pecado da preguiça permanece constante em nossa sociedade, sendo nocivo não apenas a quem o faz, mas as pessoas ao seu redor igualmente.

Em poucas palavras, o pecado da preguiça é a despreocupação com as coisas importantes da vida e o medo de enfrentar a difícil realidade. A preguiça está muito relacionada a valoração, ao valor que damos nas coisas, tirar o valor do que é importante e colocar em algo mais fútil da vida é preguiça.

Tendemos sempre a associar a trabalho, mas esse nem chega a ser a prática mais comum da preguiça. Como eu disse anteriormente, até mesmo pessoas que vivem vidas frenéticas podem estar em pecado diante da preguiça, visto que, apesar de trabalharem duro, não dão importância ao sobrenatural, ou as relações interpessoais. Preguiça de se relacionar, preguiça de zelar pelo bem comum, preguiça de pensar e refletir.

Estando diretamente envolvida com outros pecados, a preguiça é um pecado medroso, esse que convence o preguiçoso a não enfrentar os problemas da vida real. O preguiçoso jamais terá a disposição de carregar a sua cruz, porque isso causa cansaço e exige esforço, ele pode até possuir disposição para ir em um festa, mas jamais a de ir ao funeral. A preguiça faz com que não pensemos na morte, no eterno, no que é divino. É um pecado silencioso e acomodado.

como vencer a preguica de ler a biblia 300x219 - O Pecado da Preguiça

Por que a preguiça é um pecado?

A preguiça é considerada um pecado capital pelo fato dela conduzir a outros pecados e a falta de fé, além dela ser fruto de uma má teologia do trabalho.

A luta pela preguiça é uma luta pela santidade, no sentido em que estar perto do Eterno exige dedicação e vontade.

A ociosidade é considerada um pecado principalmente pelo fato de não fazer nada, é fazer o mal. Não existe neutralidade, a preguiça não é 0, ela é negativa. Considere o exemplo do seu corpo, você não precisa se jogar na lama para ficar sujo, basta não tomar banho. O preguiçoso, por não fazer nada, faz o mal, assim como declara o autor de provérbios:

30 Eu andei pelos campos e plantações de uva de um homem tolo e preguiçoso. 31 Tudo estava cheio de espinhos e coberto de mato, e o muro de pedras havia caído. 32 Olhei para aquilo, pensei bem e aprendi a seguinte lição: 33 Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco; 34 mas, enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Provérbios 24, 30-34)

Não fazer nada é um sinal de desesperança e falta de fé quanto ao futuro, tal pecado revela um coração que não confia em Deus nem em seu soberano poder e autoridade sobre o universo. É um pecado que aponta para o hoje somente, que nega o Supremo diretamente.

E por fim, a preguiça é triste, ela leva o ser humano a um estado de constante angústia, ela é um reflexo da falta de alegria e júbilo no criador. Ninguém morre de velhice, mas de aposentadoria, não fazer nada entristece a alma, que induz a permanecer nesse ciclo e não fazer nada novamente.

O Castigo da Preguiça

O preguiçoso sempre está disposto a inventar desculpas para a sua preguiça, é um pecado que se camufla em nossos dias, tendo em vista as tantas vezes que tentamos terceirizar nosso problema, preferindo colocar a culpa no outro ao invés de tomarmos a responsabilidade para si. Não somos promovidos por nossa incompetência e falta de amor, mas sim porque nosso chefe é mal. Nossas relações estão ruins por conta dos outros, não porque não zelamos por elas. Nossa relação com Deus anda mal porque ele é injusto, não porque não somos humildes o suficientes para nos relacionarmos com ele. A culpa é sempre do outro.

Mesmo diante de nossas desculpas, a preguiça não ficará sem castigo, ela irá para o lago de fogo e recebera seu devido castigo pelos males que gera a vida.

Como Combater a Preguiça?

A fórmula secreta para combater a preguiça é entender primeiramente como a graça funciona, entender que é Deus quem opera através de você, pois isso seu coração tem que estar disposto a seu favor, para que ela possa começar a boa obra, essa que ele será fiel para concluir.

Olhar o exemplo de Jesus também é crucial, ele veio como servo e foi obediente ao Pai até o fim. Abdicou de sua glória a fim de se sacrificar por nós, resistindo a tentação de Satanás que tentava lhe impedir de ir à cruz.

Tenha como princípio de fé a esperança e a alegria em Cristo Jesus, para não ser atraído pela preguiça e a ociosidade. Busque sempre zelar não apenas pelo seu trabalho, mas por sua família, amigos, saúde e vida espiritual. Tendo em mente que a vida nessa Terra não é fácil, mas Cristo venceu o mundo e nisso depositamos toda nossa plena confiança.

Aplicação Prática

Todos os pecados são uma deturpação do propósito original de Deus, ele quer sim que tiremos bons momentos de descanso para glorificar o seu nome. Todavia, a preguiça tenta colocar em nossa mente que esse é o objetivo primário.

Tenha em mente que o céu não é para os preguiçosos, nós trabalharemos com Deus na Nova Jerusalém segundo afirma Apocalipse 22: 3. Contudo, iremos realizar um trabalho livre da maldição da queda, voltaremos aos braços do Pai e trabalharemos com ele com toda a alegria de espírito.

Que o Espírito Santo lhe encha de determinação, coragem e ousadia para trabalhar e zelar pela vida, a fim de glorificar o nome do Divino.

Que o Senhor ilumine seus passos e lhe dê paz!

1 comentário em “O Pecado da Preguiça”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *