A parábola do filho pródigo nos traz grandes ensinamentos, sobre amor, perdão e oportunidades de recomeço.
Jesus vai através desta parábola nos mostrar que não existe lugar melhor do que a Casa do Pai. Para compreendermos está palavra, veja o que está escrito em Lucas 15:11-22
“E Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo reivindicou do seu pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança a que tenho direito’. E consentindo, o pai repartiu sua propriedade entre eles.
Não se passou muito tempo, e o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, partindo para terras distantes; e lá esbanjou todos os seus bens, vivendo de forma irresponsável.
Coincidentemente, após haver gasto tudo o que possuía, abateu-se sobre toda aquela região uma grande fome, e ele começou a passar muita necessidade.
Por esse motivo foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o campo a fim de cuidar dos porcos. Ali, chegou a ter vontade de encher o estômago com as vagens de alfarrobeira com as quais os porcos eram alimentados, no entanto, ninguém lhe dava absolutamente nada.
O Momento do Arrependimento
Foi quando, caindo em si, falou consigo mesmo: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida com fartura, e eu aqui, morrendo de fome! Levantar-me-ei, tomarei o caminho de volta para meu pai, e ao chegar lhe confessarei: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores’. E, logo em seguida, levantou-se e saiu na direção do pai. Vinha caminhando ele ainda distante, quando seu pai o viu e, pleno de compaixão, correu ao encontro do seu filho, e muito o abraçou e beijou.
Então, o filho lhe declarou: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho!’. Entretanto, o pai ordenou aos seus servos: ‘Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o com distinção, ponde-lhe o anel de autoridade e as sandálias de filho.”
Aprendendo com o Filho pródigo
É uma história forte a parábola do filho pródigo; quando um jovem sai da casa do pai, para viver uma vida extravagante; esbanjando tudo que seu pai havia lhe dado.
Mas quando o dinheiro acaba, esse jovem percebe que precisa voltar para casa do pai, pois já não tem amigos, não tem ninguém para estender as mãos.
No entanto ele volta e o pai o recebe de braços abertos, perdoando as atitudes erradas do filho e permitindo que ele tenha uma nova chance.
É Tempo de Voltar
Nosso Deus é esse pai, bondoso e compassivo; que mesmo diante das escolhas erradas que fazemos; trocando a casa de Deus pelo mundo; sendo levados a pecar contra Deus.
Sofrendo assim as consequências de nossas ações; porém quando o arrependimento bate; nessa hora sabe quem está de braços abertos nos aguardando? DEUS é isso mesmo nosso bom Deus está pronto para perdoar e dar uma nova chance.
Portanto quem sabe você tem sido esse filho pródigo, que saiu da presença de Deus e não tem forças para voltar; no entanto quero te dizer que o Senhor te espera; para acolher você e te dar a oportunidade de ter uma vida melhor.
Deus não desiste de ninguém, por isso volte hoje; ainda há tempo de recomeçar e prosseguir firme com Cristo.
Não deixe que o medo ou a vergonha te impeça de retornar a Casa do Pai; mas saiba que Deus te aguarda com sua misericórdia infinita.
Por isso agarre essa oportunidade; é tempo de voltar a ter uma vida de santidade e obediência diante de Deus.
Deus abençoe sua vida e te fortaleça na caminhada!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!