Pular para o conteúdo

A Fé de Abel e o Seu Exemplo Para Nós

A fé de Abel e o seu exemplo para nós; são representados pelo autor de Hebreus no capítulo 11 de seu livro que faz refletirmos sobre o caráter de Abel.

O sacrifício que ele ofereceu a Deus; em Gênesis 4 é deveras popular e bem disseminado na cultura popular hoje em dia e nos tempos de Paulo. Todavia, ele faz questão de colocar Abel como um dos heróis da fé para demonstrar o quanto Abel foi ousado ao ter fé em Deus.

Contexto

Primeiramente devemos entender em qual contexto o autor de Hebreus insere Abel a carta que escrevia aos Hebreus. Como eu mesmo expus no artigo sobre os heróis da fé de Hebreus 11; Paulo é sagaz ao provar seu ponto de que apenas; se chega a Deus pela fé e o primeiro personagem que ele escolhe para mostrar isso é Abel.

Abel é extremamente relevante para o judaísmo, visto que ele inaugura a humanidade com seu irmão Caim segundo o relato bíblico. Mesmo que você não leia Gênesis 1-11 de forma literal, é inegável a revelação que nele está contida.

Mesmo que de forma alegórica é consenso cristão entender o relato de Abel como um recurso divino; para nos revelar algo quanto ao seu caráter e quanto a nossa identidade. Seguindo esse pressuposto partimos em tentar entender qual foi o exercício de fé de Abel.

A Falta de Fé

Após a humanidade ter se revoltado contra Deus, e após termos pecado contra Deus; em tese, o que se resta seria a completa revolta contra Deus e a descrença total em sua bondade e amor.

Todavia, o relato bíblico nos expõe que mesmo diante desse momento tão nebuloso Abel teve fé em Deus e em sua justiça; e em seu amor.

As oferendas oferecidas a Deus por Abel poderiam ser entendidas como loucura, visto que eram ao Deus que os punira por sua desobediência. Mesmo assim, Abel entende sua pequenez diante do Deus que é soberano e vê o quão importante é sacrificar a esse Deus.

Por conta disso, pela fé, Abel oferece o seu melhor sacrifício a Deus; sem esperar nada em troca e contra toda a expectativa do seu coração naquele momento.

Thumb 178 - A Fé de Abel e o Seu Exemplo Para Nós

A Fé de Caim

O relato de Abel no entanto não se resume a ele apenas. Uma outra personagem é introduzida a história: Caim, seu irmão. Esse que ofereceu sacrifícios a Deus assim como Abel. Todavia, o que distingue esses 2 personagens é a fé que cada um tem.

Ambos ofereceram sacrifícios juntos, Abel oferecendo frutos e Caim oferecendo gordura de seu rebanho; mas Deus rejeita a oferta de Caim e aceita apenas a oferta de Abel.

O motivo para isso ainda é meio vago; mas segundo a tradição cristã Abel teria oferecido a Deus um sacrifício com amor e acima de tudo com fé; diferente de Caim que talvez nem cresse mais na bondade de Deus.

Elencando dessa forma percebemos que o erro de Caim foi ter se achegado a Deus sem fé, sem confiar no Eterno Deus. Por conta disso Caim é tomado de Ira e assassina seu irmão a sangue-frio; tomado pela inveja, pela ira, pela revolta e primordialmente, pela falta de fé.

O Legado de Abel

Como o autor de Hebreus diz: mesmo morto ele foi considerado justo por Deus; por ter entregado seu sacrifício com fé em Deus e em sua benevolência; deixando assim um testemunho de fé a todos após ele, esse que persiste eloquente.

Hebreus 11: 4 nos leva a pensarmos sobre como a nossa fé se aplica a nossa crença na bondade de Deus. Muita das vezes, diante do caos e do mal desse mundo nos vemos sem fé no divino.

É por conta disso que Hebreus nos relembra da história de Abel; pois hoje em dia não precisamos mais oferecer sacrifícios porque o cordeiro de Deus já foi morto; mas precisamos entregar nossas vidas a Cristo, que é o único mediador de Deus com o homem.

Devemos tomar a fé de Abel como exemplo para nós; pois assim como ele podemos ser entregues a morte por termos fé em Deus e em seu filho Jesus; mas ainda assim precisamos permanecer firmes na fé, ancorados na palavra de Deus que nos garante que a morte não é o fim de tudo; visto que ressuscitaremos com Deus no fim dos tempos.

Que o Senhor nos guarde na fé e nos fortaleça para que ofereçamos um bom testemunho de fé ao mundo sempre, assim como Abel ofereceu.

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor ilumine seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *