Pular para o conteúdo

A Grande Comissão (Estudo Bíblico)

A grande comissão (Estudo Bíblico) é o último discurso que Jesus realiza aqui na Terra para os seus discípulos, antes de sua ascensão ao céu.

Esse texto é de suma importância para nós hoje; pois ele é um resumo da missão da igreja na Terra e nos direciona em qual deve ser nossa prioridade enquanto cristãos nesse mundo.

Diante de tantas questões e pautas que surgem no nosso meio cristão, estudar esse texto nos leva a entender, mediante a palavra; qual deve ser o nosso foco primário e como gastar melhor nosso tempo e energia no Reino.

A Ascensão de Jesus

Na vida de Jesus nós possuímos quatro grandes eventos; com muito valor teológico e espiritual para nós: o seu nascimento, sua morte, sua ressureição e sua ascensão ao céu.

Dentre esses quatro, diferente dos outros três que até mesmo possuem feriados de comemoração em certos países. A ascensão de Jesus porém, geralmente é vista como menos importante ou como um ocorrido de não muita importância.

A questão porém, é que a ascensão de Jesus é o momento em que Cristo, já em corpo ressurreto e glorificado; sobe aos céus e se assenta a direita de Deus.

Dessa forma, a ascensão simboliza Jesus indo habitar com o pai novamente e começando a preparar para os cristãos morada no céu.

É nesse contexto tão belo que ocorre a grande comissão, tema do nosso artigo de hoje.

A Grande Comissão Estudo Bíblico (Mateus 28: 16-20)

Os onze discípulos rumaram para a Galiléia, em direção ao monte que Jesus lhes determinara. Assim que o viram, prostraram-se e o adoraram, mas alguns ficaram em dúvida. Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 

Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”. (Mateus 28: 16-20)

A Autoridade de Jesus sobre o Cosmos

Como vimos no texto, quando os discípulos vão para o monte que Jesus os havia mandado ir; alguns ainda possuem em sua mente dúvida quanto a Jesus. Engraçado pensar em pessoas que duvidam de Jesus mesmo o vendo ressuscitado e convivido com eles durante quarenta dias.

Contudo, o fato deles ficarem em dúvida em se deveriam adorar a Jesus ou não, simboliza que talvez eles até acreditassem no que estavam vendo; mas não estavam certos se Jesus realmente possuía poder, visto todo o seu sofrimento na cruz.

No entanto; a resposta de Cristo ao perceber esse espírito de dúvida; é direta e capaz de esclarecer tudo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”.

Ao fazer essa declaração; Ele está mostrando para os seus discípulos que o sacrifício está completo; e que a sua postura diante da criação é de total poder e soberania; o tornando digno de toda adoração.

O Jesus ressuscitado para nós não pode se prender a figura de um ser frágil; mas sim de um Jesus poderoso capaz de realizar maravilhas, destruir as obras das trevas e nos abençoar. Esse é o Jesus em quem devemos acreditar.

versiculos adoracao 1024x683 - A Grande Comissão (Estudo Bíblico)

A missão da Igreja

Após ter exposto ao seus discípulos todo o poder que possui através da frase que vimos anteriormente; Jesus começa a falar que agora, uma vez que ele reina sobre tudo e todos; os discípulos deveriam pregar a boa notícia do evangelho ao mundo.

Quando ele conecta esses dois temas; ele automaticamente já está mostrando que a Igreja só é capaz de realizar o ide por conta de sua obra redentora.

Interessante notar que Jesus nesse momento tinha todo o tempo do mundo para fazer um discurso longo; cheio de detalhes, assim como ele fez no sermão do monte.

Mas ele não o faz, muito pelo contrário, ele delega à Igreja apenas três funções, que apesar de simples, devem ser realizadas com excelência.

A primeira missão é de ir por todos os povos da Terra, anunciando o evangelho e gerando discípulos.

Trazendo assim, a ideia de que é função da Igreja ir ao mundo e anunciar Jesus; visto que o movimento espiritual sempre acontece de cima para baixo, da igreja para o mundo.

Falando sobre gerar discípulos, ele está nos mostrando que não devemos simplesmente falar de Jesus; mas que devemos cuidar e zelar por aquela pessoa, guiando ela nos passos de Jesus.

A segunda missão é de batizar aqueles que desejam se tornar discípulos; de modo a anunciar aos outros a obra que Jesus está realizando na Terra; pela força do seu braço forte, não apenas aos homens, mas também para toda natureza.

Ser batizado é confessar que está disposto a abandonar o pecado e viver com Jesus ao mundo. É função da Igreja promover isso, com agilidade e com energia.

Por fim, a terceira e última missão é a de ensinar a obedecer aquilo que Jesus já lhes havia ordenado. Isso nos mostra que Jesus já sabia da dificuldade que muita das vezes encontramos em continuar no seu caminho em obediência.

Ele encarrega a Igreja enquanto comunidade de se encarregar dessa função de ensinar a obedecer mutuamente; essa ideia que Paulo melhor desenvolve posteriormente em suas cartas.

O Foco da Igreja

Antes de partimos já para o último tópico, gostaria de citar a importância da Igreja possuir foco em suas obras.

De modo que tudo que ela venha a fazer auxilie nessas que são as missões primárias da Igreja: Fazer discípulos, batizar e ensinar o caminho da obediência.

Muita das vezes, a Igreja se sente pressionada pelo sistema do mundo e falha ao tentar fazer tudo de uma vez só sem foco.

Ou quando gasta energia, tempo e dinheiro em assuntos secundários ao invés de utilizar tais recursos na missão primária, falhando assim em cumprir o que Cristo ordenou, seja por falta de conhecimento ou por algum outro fator.

Quanto melhor a Igreja estiver firmada na palavra de Deus, mas eficiente será o seu trabalho na Terra e mais vidas serão alcançadas e salvas pelo poder de Deus

A presença de Jesus

Por fim, as últimas palavras de Jesus aqui na Terra são essas: “E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”.

O mestre está nos mostrando que quando, através do seu poder e graça, nos movermos para cumprir nossa missão enquanto Igreja, nós iremos estar com ele continuamente. Jesus está nos chamando para agirmos, pois é a partir do nosso agir que ele se revela a nós em graça.

Vale ressaltar que a missão muita das vezes é exaustiva e poderemos até mesmo nos desanimar na fé; o que vai nos sustentar porém é a presença de Jesus, que continuamente estará conosco, e não nos deixará jamais.

Que hoje eu e você tomemos a atitude de cumprir o ide de Jesus com fé e ousadia, debaixo da sua autoridade e crente que ele estará conosco, por onde quer que estejamos.

Jesus nos livrará de satanás, cuidará de nosso corações e nos encherá do ânimo necessário para prosseguir e cumprir essa tão grande comissão que ele nos deu.

Que o Senhor Jesus ilumine os nossos passos!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *