Pular para o conteúdo

Abraão e Uma Vida de Fé

Abraão e uma Vida de Fé. Seguindo nosso aprendizado sobre os heróis da fé de Hebreus 11, hoje estaremos falando sobre Abraão.

Esse que é um dos personagens mais importantes de todas as sagradas escrituras; pelo seu exemplo de fé e por ter sido o patriarca da nação de Israel, aquele que recebeu a promessa e a revelação de Deus.

No caso de Abraão, somos instigados pelo autor de Hebreus a não somente tomar um exemplo de fé de Abraão; mas sim sua vida como um todo. Tendo em vista que toda a vida dele foi uma vida de fé; na qual ele seguia olhando para Deus e confiando em sua palavra somente.

O autor se longa ao mostrar o exemplo de fé de Abraão; justamente porque ele entendia a importância de mostrar que Abraão não somente teve um ato de fé; mas viveu uma vida de fé.

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.
Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.

Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,
embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".

Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos. (Hebreus 11:8-19)

Thumb 190 - Abraão e Uma Vida de Fé

A Fé e o Desconhecido

O contexto no qual os patriarcas se encontravam, quando comparado com o contexto dos primeiros heróis da fé é um pouco diferente.

Abraão vivia na mesopotâmia em uma Terra pagã, em que, apesar de haver absurdos e uma forte filosofia de vida devassa e sem fé; ainda era um contexto mais simples, cujo as pessoas viviam de forma mais tranquila em certas ocasiões.

O maior desafio de Abraão ocorre portanto quando é convocado por Deus. O eterno o chama para desbravar e conhecer uma terra nova; essa terra na qual seria dada a ele e que lhe pertenceria por gerações e gerações.

Sendo assim, sem nenhuma perspectiva visível Abraão se levanta e decide seguir a ordenança de Deus, mesmo que isso lhe custe sua vida.

Pense comigo, estamos falando de um homem que decide largar tudo, inclusive sua família; para dar ouvidos a revelação que ele recebeu dos céus pelo próprio Deus.

Ele não foi convencido pois viu algo, antes foi tomado pela fé para desbravar a terra que Deus o prometeu; essa em que ele viveu como um nômade durante muitos anos. A vida de fé de Abraão começa quando ele decide ter fé mesmo diante do desconhecido.

A Fé e a Desconfiança

Outra promessa muito relevante que Abraão recebe do Senhor é a de que ele seria pai de multidões; e que através de sua descendência todos os povos seriam abençoados.

Sendo assim, a lógica padrão é de que Abraão teria filhos com Sara, sua esposa, e geraria uma linda família. Lendo assim, não enxergamos nada fora do comum.

Contudo, Abraão recebe essa promessa de Deus não em sua juventude, mas já em sua velhice, tendo parado seu período fértil juntamente com sua esposa.

Olhando de fora, a desconfiança é a primeira ação que julgamos ser correta, visto que todas as provas apontam para que aquela promessa não seja cumprida.

Abraão e sua esposa como pecadores, ambos desconfiam da promessa do Senhor e tomam atitudes por suas próprias forças.

O relato bíblico diz que Sara chegou a rir quando os anjos do Senhor fizeram a promessa a Abraão; sendo assim Sara e seu esposo decidem que Abraão tenha filho com sua serva; justamente pelo fato de não crerem que o Senhor poderia dar um filho a Sara.

Até mesmo um homem de fé como Abraão se mostrou falho e não foi capaz de confiar no Senhor plenamente por um período de tempo.

Mesmo assim, o Senhor agraciou o casal com um filho chamado Isaque, esse que daria prosseguimento a família de Abraão. Independentemente do que o olhar humano apontava Deus se mostrou soberano e cumpriu a promessa que fizera a seu servo.

A Fé é Arriscada

Abraão realmente é provocado quando Deus pede para que ele sacrifique seu filho a ele, como uma prova da fidelidade dele para com Deus. Abraão sem hesitar confia no Senhor de todo o seu coração, cheio da fé na justiça e no amor de Deus.

O autor de Hebreus expõe muito bem que mesmo diante desse pedido de Deus; Abraão se dispõe a doar seu filho pelo fato dele permanecer confiando na promessa que Deus fez; de que por intermédio de Isaque a descendência seria estabelecida.

Ele decide sacrificar seu filho pois cria que Deus pouparia seu filho de alguma forma e o ressuscitaria, mesmo que morto.

A fé dói no coração daquele pai, tomar a decisão que ele tomou de crer em Deus foi extremamente arriscado e difícil; mas pelo Espírito Santo ele recebeu forças e coragem para prosseguir em sua vida de fé, glorificando ainda mais o nome do Senhor assim.

Aplicação Prática

Mesmo diante de todos esses problemas e desafios Abraão creu, portanto devemos crer de igual forma.

Diante do desconhecido devemos orar ao Espírito Santo para que ele nos abra os olhos e se revele a nós; almejando ser tocado por Ele e impactado pela sua palavra que é a boa notícia, o evangelho.

Por mais que possa soar loucura aos nossos ouvidos, o evangelho nos convida a pularmos nessa fé de peito aberto; com a certeza de que receberemos a paz de Deus habitando em nós ao tomarmos essa atitude de fé.

Não apenas uma atitude, mas devemos viver uma vida de fé, mesmo quando cercado da desconfiança.

Apesar de que a mensagem de Deus possa parecer impossível a princípio, temos que crer e agir segundo a soberana vontade de Deus; mesmo que isso fira nosso próprio orgulho e nossa intelectualidade.

Acima de tudo, que oremos para receber coragem e ousadia para viver uma vida de fé assim como Abraão viveu; contrariando tudo e todos, abrindo mão de nossas próprias vidas por uma causa ainda maior; Jesus nos convida ao arrependimento e a crermos em sua mensagem.

Que o espírito lidere nosso andar para termos uma vida de fé assim como a de Abraão.

Por: Danilo Mimi

Que o Senhor ilumine seus passos!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *