Pular para o conteúdo

As Obras da Carne e Os Frutos do Espírito (Estudo Bíblico)

As obras da carne e os frutos do espírito (estudo bíblico). Quando pensamos no livro de gálatas automaticamente nos lembramos do mais conhecido texto de Paulo nesse livro; onde ele elenca práticas e sentimentos e os divide entre obras da carne e frutos do espírito.

No artigo de hoje iremos dar uma passada nesse texto; para entendermos melhor o contraste que é estabelecido por Paulo e qual mensagem podemos extrair dele.

Gálatas 5: 19-24

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (Gálatas 5:19-24)
grape 2 wallpaper 1440x900 1 1024x640 - As Obras da Carne e Os Frutos do Espírito (Estudo Bíblico)

Viver no Espírito, não na carne

Primeiramente precisamos entender sobre o que Paulo estava falando antes de fazer essa comparação direta. O final do capítulo em questão está trabalhando a importância de viver e se deixar ser guiado pelo espírito, e não pela carne.

Prosseguindo com um paralelismo entre carne e espírito que é presente em tantos outros textos do apóstolo Paulo.

Interessante notar também que a linguagem que ele usa em alguns versículos anteriores é a de conflito entre essas duas coisas; que seria a carne e o espírito.

E então, automaticamente já é gerada a pergunta: “O que é a carne?”

Na literatura bíblica, carne sempre remete ao ser humano em seu estado natural; que é corrompido e está em um constante estado de confusão e conflito consigo mesmo e com o próprio Deus.

Todos os seres humanos são feitos a imagem de Deus; mas o pecado ao entrar no coração do homem acaba ofuscando e distorcendo tudo aquilo de bom que ainda reside em si.

Portanto, viver na carne é se deixar levar pelos seus próprios desejos e impulsos; desprezando a lei de Deus e vivendo em desobediência para com ele.

Viver no espírito já seria o oposto, um estado de obediência para com Deus, mas que não se constrói com base na natureza humana; só acontece através da operação da graça de Deus em nós, por meio do Espírito Santo.

Viver no espírito seria obedecer a Deus e viver nesse estado de harmonia com ele.

As Obras da Carne

Quando vamos de obras da carne, vale notar que o termo usado aqui: “obras”; se difere do termo usado para aquilo que o espírito gera em nós: os frutos.

Isso ocorre porque a palavra no original para “obras” carrega muito o significado de algo natural, que ocorre nativamente e sem esforço.

Nossa forma de ler este texto deve mudar, devemos olhar para as obras da carne e não classifica-las como algo que alguns cometem. Mas sim, como algo que é natural ao ser humano graças a queda.

É muito comum na Igreja vermos pessoas que acabam propagando um tipo de santidade que foge da palavra de Deus. Visto que é uma santidade imposta e que têm como objetivo julgar os outros.

Esquecendo que a própria escritura engloba todos nós quando vai falar sobre as obras da carne; visto que elas são de nossa natureza e que iremos cometer sem esforço algum.

Quando formos olhar para o mundo ao nosso redor; precisamos nos atentar ao fato de que quando as pessoas cometem maldades e tamanhas atrocidades que nem conseguimos raciocinar.

Na verdade, elas estão sendo induzidas por satanás; a fazer aquilo e muito possivelmente, nós também chegaríamos também aquele estado de depravação, visto que somos seres, também pecadores.

Os Frutos do Espírito

Uma luz surge à nós quando continuamos a ler o texto, pois ele não nos deixa desamparados.

Apesar dele falar das tão graves obras da carne e denunciar que aqueles que as praticam não herdarão o reino de Deus.

Logo em seguida, ele nos diz dos frutos do espírito; que seria atitudes e um caráter que é produzido no homem após um encontro verdadeiro com Deus.

Os frutos do espírito tem como função nos distanciar das obras da carne e de nossa natureza pecaminosa, e nos aproximar de Deus; recebendo dele, pelo Espírito Santo, suas características que são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Os frutos do espírito devem ser buscados por todos aqueles que buscam a Deus. E são o sinal que aqueles que amam e servem ao Senhor; propagam para o mundo uma mentalidade não de depravação, mas de pureza e verdadeira santidade.

Crucificar a Carne

Infelizmente o que vemos hoje em dia, é uma geração de cristãos que se vangloriam por não serem como os outros pecadores do mundo; que vivem nas obras da carne.

Porém, essa geração se engana ao tomar a glória para si; esquecendo que viver nos frutos do espírito é somente possível à aqueles que se entregaram a Jesus.

Paulo quando diz que aqueles que pertencem a Cristo crucificaram sua carne e suas paixões; mostra que é por meio da obra redentora de Jesus somente que podemos nos ver livres da escravidão do pecado e da carne.

Uma vez nossa carne sendo crucificada com Jesus nós podemos nos aproximar de Deus e, daí em diante; começar a frutificar pelo espírito, anunciando o evangelho de Jesus.

Conclusão

Com essa passagem, Jesus está nos convidando a nos submetermos à Ele, nos sacrificando e abrindo mão de nossa própria natureza por Ele.

Pois fazendo isso, ele mesmo tomará sobre si o nosso pecado e nos guiará para uma vida de santidade e pureza.

Nota-se também que os frutos do espírito tem um caráter evangelístico muito forte, visto que aqueles que não vivem nas obras da carne; naturalmente contrastam com o mundo que vive no pecado.

Se vivermos sob o espírito, o mundo verá em nós que possuímos algo diferente e ganharemos a oportunidade de anunciar as grandezas do nosso Deus.

Que Deus nos proteja de toda a mentalidade de buscar para si os encantos desse mundo e viver nas obras da carne. Mas que ele nos direcione por meio de Cristo a sacrificarmos a nós mesmos e nos colocar diante dele para frutificarmos os frutos do espírito.

Pois assim, muitas vidas serão salvas e impactadas pelo poder de Deus.

Que o Senhor Jesus ilumine os nosso passos.

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *