Pular para o conteúdo

Deus conhece as nossas fraquezas!

Deus conhece as nossas fraquezas. Muitos momentos intensos são o que marcam a trajetória de Pedro. Ele é conhecido muito popularmente por seu caráter mais enérgico nas situações que passou. Desse modo, o apóstolo carregava consigo certa confiança em si mesmo e se considerava forte e fiel a Jesus.

Contudo, a bíblia nos mostra que Jesus reconhecia que Pedro também possuía dificuldades e fraquezas. O próprio Mestre faz questão de mostrar para o apóstolo que Satanás desejava rondar a sua vida, mas Ele o impediu por conhecer a estrutura de Pedro.

Diante disso o apóstolo até tenta mostrar certa indignação e de maneira ousada sugere que estaria com Jesus até a morte se fosse necessário, porém Jesus o adverte que ao invés disso Pedro o negaria três vezes, o deixando ir para a cruz sozinho.

No artigo de hoje vamos refletir a respeito desse diálogo que Jesus teve com o apóstolo Pedro afim de aprendermos como o nosso Deus conhece as nossas fraquezas e como devemos nos submeter a Ele de todo coração.

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.
Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos".
Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte".
Respondeu Jesus: "Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece". (Lucas 22:31-34)

Pedro e Satanás

Convenhamos que ninguém jamais gostaria de ouvir que satanás desejava peneira-lo ou muito menos cirandar consigo. Para um Judeu da época, saber que o diabo ativamente estava tentando os tentar e os afastar de Deus era uma novidade. Porém, Jesus faz questão de explicar esse fato para os apóstolos durante a última ceia para mostrar a eles que as trevas trabalhavam ativamente contra suas vidas.

Em especial, Jesus afirma para Pedro que rogou por ele e impediu que Satanás desfalecesse sua fé. Por mais que Pedro tenha agido com certa hostilidade com o mestre, tentando se auto afirmar e negar sua fraqueza espiritual naquele momento, Jesus estava mostrando que o objetivo de dizer aquilo é para mostrar o cuidado que o Mestre tinha por ele. Quando Pedro se convertesse, ele abençoaria seus irmãos por meio da graça.

Jesus estava apresentando ao apóstolo que ele ainda estava fraco e necessitava da graça de Deus para operar em sua vida. Apesar de se sentir forte naquele momento, ele devia ter consciência que no fundo ele ainda estava fraco na fé.

1102016099 univ lsr xl 1024x512 - Deus conhece as nossas fraquezas!

Pedro e a Negação de Jesus

Prova do orgulho exacerbado de Pedro ali é o que ele diz logo em seguida. Ele afirma estar pronto para ir com Jesus até a morte, mas assim como os outros abandonou o Mestre quando Ele precisou. Ele se limitou apenas algumas etapas da prisão apenas de longe.

Jesus faz questão de dizer a Pedro que ele o negaria 3 vezes, mostrando assim como o apóstolo não estava moldado plenamente por Jesus e precisava se converter verdadeiramente.

O tempo passa e é justamente isso que acontece. Os apóstolos abandonam Jesus e o deixam ir para a cruz sozinho. O único que o acompanhou foi João e algumas mulheres incluindo sua mãe, Maria.

A Transformação de Pedro

Apesar de tudo isso que passou, Jesus ainda queria ter um encontro com o Apóstolo. Por isso, ao ressuscitar, o Mestre vai ter com ele em uma praia, afim de conversar com ele. Lá, Jesus convoca Pedro e o convida para apascentar suas ovelhas e morrer por amor ao seu evangelho, mostrando que apesar do que Pedro fez, Jesus ainda queria usa-lo como instrumento da sua obra.

Posteriormente vemos o apóstolo sendo batizado com o Espírito Santo e sendo empoderado para anunciar o evangelho as nações. Em sua primeira pregação ele já convenceu cerca de 3 mil pessoas para seguir o evangelho (Atos 2: 41).

O poder do Espírito Santo e a graça de Deus foram capazes de mudar Pedro. O apóstolo finalmente entendeu que por si mesmo não era capaz. Todavia, por meio de Jesus, ele encontraria forças para anunciar o evangelho ao mundo.

Deus Conhece os Seus Filhos!

Diante desse texto, conseguimos tomar de lições para nossas vidas como Deus opera em nós e nos conhece intimamente.

Comumente pensamos estar protegidos no mundo espiritual e negligenciamos que estamos fracos na fé. Cremos estarmos prontos para as investidas do Diabo, quando na verdade não estamos. Por isso, precisamos confiar que Deus nos conhece intimamente e sabe da nossa estrutura no momento. O Senhor em sua infinita misericórdia nos protege e vai fortalecendo aos poucos, nos preparando para sua obra.

Às vezes, assim como Pedro, somos convencidos em nós mesmo e não queremos nos humilhar perante Deus, cremos nos conhecer o suficiente e nos consideramos prontos para a missão. Todavia, é apenas pela misericórdia de Deus que somos capacitados, e precisamos confiar nela para nos ajudar em nossos dias.

O Senhor Jesus deseja que você tome a atitude hoje de se humilhar perante Ele e ter um encontro real com o Mestre, assim como Pedro teve. Desse modo, ocorrerá contigo o mesmo que aconteceu com o apóstolo: ele foi abençoado e por meio de sua vida de fé outras pessoas também foram tocadas por Deus.

Rogue ao Espírito Santo que Ele o capacite com seu poder e graça, e que assim você possa ser transformado pelo Senhor assim como Pedro foi.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *