Pular para o conteúdo

Eclesiastes – Entendendo o Propósito da Vida

Eclesiastes – entendendo o propósito da vida. Muitos de nós vivemos a vida no automático, crescemos, trabalhamos e construímos uma família sem pensar muito no que estamos fazendo. A questão é que em certos momento surge em nós a dúvida do porquê fazemos o que fazemos, “qual o propósito da vida?”

No mundo moderno muitas filosofias tentam responder essa pergunta, associando o propósito da vida com o bem-estar, os prazeres ou a riqueza. Todavia, o livro de Eclesiastes vai na contra mão desse sistema e através da sabedoria bíblica nele conseguimos aprender qual o verdadeiro propósito da vida.

Esse artigo faz parte de uma série de artigos sobre os livros de sabedoria da bíblia. Hoje, em especial, iremos falar sobre o livro de Eclesiastes que apesar de mórbido é extremamente valioso para nós cristãos!

glasses 1052010 960 720 - Eclesiastes - Entendendo o Propósito da Vida

Um Livro Realista

Muitas pessoas se espantam quando decidem ler o livro de Eclesiastes. Após terem vindo de livros mais leves e alegres como salmos e provérbios, o leitor que começa a estudar Eclesiastes se espanta com a forma da qual os assuntos são abordados.

O livro em si é um grande monólogo de um personagem que o autor de Eclesiastes vai chamar de O Sábio ou O Mestre, que muitos associam diretamente a Salomão.

As palavras do Mestre, filho de Davi, rei em Jerusalém: (Eclesiastes 1:1)

Nesse monólogo, “O Mestre” começa a apresentar sua visão de mundo para nós leitores, que somos impactados com sua principal tese: “Tudo é vaidade”.

O principal espanto que temos quando lemos Eclesiastes é que ele se apresenta como um livro realista sobre a vida, apresentando para nós a realidade da vida, que nem sempre é bela e leve, mas muito pelo contrário, a vida é difícil de ser compreendida.

O Mestre pega tudo que achamos ser importante e nos mostra que por si só são todas vaidades. Tais coisas não são capazes de nos guiar a verdadeira plenitude da vida.

A Vaidade

Entender essa tese “Tudo é vaidade” nos possibilita entender o livro por completo e como relacionar ele com nossas vidas.

A palavra “vaidade” tem sua origem no grego da palavra “Hevel”, cujo o significado é literalmente “fumaça/vento”. Ao dizer que tudo é vaidade, ele está dizendo que as coisas da vida são como a fumaça, que é imaterial, impossível de ser tocada e que pode rapidamente desaparecer no espaço.

O autor de Eclesiastes faz questão de colecionar diversas citações do “Mestre” em que ele aponta que tudo na vida é Vaidade (Fumaça). Uma vez que assim como a fumaça, coisas terrenas como dinheiro, amigos e até mesmo família desaparecem um dia, de maneira imprevisível e inevitável.

Lutando Contra a Filosofia Moderna

Além de dizer que tudo é vaidade, o Mestre também fala sobre diversos outros temas sensíveis e mórbidos em algum nível como a morte, o tempo e a solidão.

Apesar de parecer apenas um conhecimento negativo, como eu já disse anteriormente, a proposta do livro não é ser negativo, mas sim realista. O livro faz questão de nos mostrar que o que realmente deve moldar as nossas vidas não são as coisas terrenas e fúteis dessa terra, pois elas desaparecem como a fumaça.

Portanto, o livro confronta diretamente a filosofia moderna, que nos instiga a vivermos uma vida em busca de riquezas e realizações pessoais, abrindo mão até mesmo de princípios morais em prol de interesses próprios.

o Mestre está nos mostrando que tudo que achamos que possuí valor, na verdade não possuí. Tudo que nós achamos ser o nosso propósito, na verdade não é.

Eclesiastes – Entendendo O Verdadeiro Propósito da Vida

Durante o livro não achamos notas felizes, apenas um grande vazio e uma exposição do quanto a vida terrena é sem significado. Porém, é apenas no final do livro que entendemos o real propósito da vida, que é o grande tema central de Eclesiastes.

Como já vimos, o livro é formado por 2 figuras, o autor e o Mestre. No capítulo 12 o Mestre finaliza sua fala, ainda nesse tom de desesperança dizendo que tudo é inútil e que nada faz sentido.

Contudo, o autor conclui dizendo que as palavras do Mestre são importantes e que devemos dar crédito, uma vez que tudo na vida é realmente passageiro, mas ele nos mostra também que o caminho aceitável para vivemos bem é amarmos e obedecermos a Deus.

Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.
Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal. (Eclesiastes 12:13,14)

Conclusão

É apenas no final do livro que conseguimos entender a razão pelo qual o Mestre ser tão duro a respeito da vida. Uma vez que, ele estava tentando achar significado nas coisas da vida e propósito nos prazeres dessa terra, sendo que o encontramos apenas em Deus.

O conselho de Deus para nós é de pararmos de tentar achar propósito em nós mesmos e nas coisas dessa terra.. Nós devemos partir para tentar achar propósito e as respostas que precisamos em Deus, porque apenas Ele verdadeiramente permanece para sempre conosco. A palavra do Senhor não muda, mas permanece para sempre.

Quando a vida parecer perder sentido, assim como vimos no início do artigo, lembre-se que Deus tem um propósito determinado para todas as coisas e se você verdadeiramente aprender a se alegrar em Deus, nada nessa vida poderá te abalar e tudo que fizer será para a glória de Deus.

Que você possa tirar um tempo para ler e estudar o livro de Eclesiastes na Íntegra, entendendo todos os pormenores que envolvem o livro e assim ser abençoado pela sabedoria bíblica de Eclesiastes.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *