Jesus é o Pão da Vida, esse que é um dos títulos que Cristo se auto concede no livro do evangelho de Jesus segundo João. Todavia, no artigo de hoje gostaria de não me aprofundar muito na implicação teológica e cristológica que há na afirmação de Jesus, mas sim, tentar explicar em qual contexto Jesus diz isso e por que essa passagem de João 6 é tão importante para nós nos dias de hoje.
Contexto
Recomendo que aja uma leitura de João 6 na íntegra para a melhor compreensão, mas em resumo é isso que acontece:
Após Jesus ter realizado diversos sinais e maravilhas em Jerusalém, ele decide cruzar para a outra margem do mar de Tiberíades. Contudo, ao ver a multidão que o seguia seu coração se move de compaixão, e ele decide então conceder alimento aquele povo.
Ele pega então um pouco de comida que havia ali e realiza um milagre de multiplicação, dos pães e peixes. Jesus se distancia da multidão e parte para outro lugar após isso.
O problema surge quando a multidão descobre onde ela está e parte para estar com ele novamente, é nesse momento então que Cristo os confronta.
Jesus confronta a multidão
As palavras de Jesus ao ver o povo que o seguia é bem dura e pode até parecer até como uma grosseria por sua parte. Ele afirma:
26.Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27.Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação". (João 6:26,27)
Jesus na realidade não estava sendo grosseiro com aquele povo, mas sim, estava revelando a eles qual o real desejo de seus corações. Eles não estavam ali pelo Mestre, estavam pelo pão.
Jesus nos Confronta Hoje
As palavras de Jesus se estendem até os nossos dias, visto que nossos corações também são maus e por vezes, buscam a Cristo apenas pelo pão que ele pode nos conceder.
É muito comum em nosso tempo que vejamos essa realidade, olhamos ao nosso redor e vemos que muitos afirmam falsamente que amam a Jesus, quando na verdade seus corações continuam amarrados e presos as coisas dessa Terra. Multidões se junta, não para suplicar por misericórdia e para a manifestação de Deus, mas sim que ele as conceda comida e alimento.
Até mesmos nós, por vezes nos pegamos em más orações, que não visam a glória do Pai, mas o nosso prazer somente.
Jesus é o Pão da Vida Para a Multidão
Apesar de ter aparentado uma atitude grosseira em sua fala, Jesus ainda sim mostra misericórdia e graça para aquele povo. Jesus os revela que o Pai haveria de lhes conceder algo muito maior que meros pães e peixes, um alimento que duraria para sempre.
Após ser questionado de qual era esse alimento que saciaria sua fome, Cristo se revela a eles e diz: “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.”
Jesus Cristo é o pão da vida, ele é quem a multidão deveria estar buscando.
Jesus é o Pão da Vida Hoje
Como muitos já dizem, temos uma tendência muito forte a buscarmos as bênçãos de Deus, mas nunca o próprio Deus.
Jesus olha para a multidão e mostra para eles que eles ainda estão fracos de espírito, buscando apenas o que é material, sem nenhum interesse de se relacionar com o Criador ou com a própria pessoa do Filho. Jesus quer que eles mergulhem mais fundo, busquem ao Eterno de todo o coração, não se limitando as necessidades terrenas apenas.
E ele nos confronta nos dias de hoje, provocando-nos a buscar algo mais profundo, entender melhor sua pessoa, se relacionar diretamente com ele. Pois ele é o Pão da Vida, a única coisa capaz de saciar nossa fome constante de Deus.
O convite de Cristo é para não buscarmos ele apenas para nossa própria satisfação momentânea, mas sim, para buscarmos desejando a Deus e ele somente. Pois quem vai a ele jamais terá fome, e quem crê nele jamais terá sede.
Por: Danilo Mimi
Que o Senhor ilumine seus passos e se revele a ti em amor!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!