Pular para o conteúdo

O Chamado de João Batista

O chamado de João Batista lembrando que ele é um dos personagens mais importantes dos evangelho, principalmente por ser o responsável de preparar o caminho para Jesus aqui na Terra.

No artigo de hoje vamos aprender quais são as características que tornam João Batista um personagem tão singular nas escrituras. Além de aprendermos com ele a importância da humildade e de entender o propósito de Deus em nossas vidas.

Um Profeta da parte de Deus

Quando lemos a bíblia, negligenciamos o fato de que há um intervalo de tempo entre o antigo testamento e o novo testamento, período esse em que Deus havia parado de falar com seu povo por meio de profetas.

No período conhecido como “intertestamentário” ou “interbiblíco” Deus estava em silêncio e não se comunicava mais aos homens por meio de profetas, como Ele sempre fez desde o gênesis.

Todavia, quando João Batista começa a pregar para as pessoas, todos puderam ver que Deus ainda queria se relacionar com seu povo. Ele se levantou como um profeta da parte de Deus, e começou a falar em nome dEle.

Mesmo depois de tanto tempo, Deus não abandonou suas promessas. Ao levantar João Batista o Senhor estava mostrando que ainda possuía planos para Israel e para o mundo.

john the baptist preaches in the wilderness. - O Chamado de João Batista

A Mensagem de Arrependimento

Muitos pensavam que o novo profeta viria para libertar o povo de seus inimigos, que nesse momento era o império romano. Após o período de silêncio de Deus, muitos criam que lhes viria uma mensagem de benção e libertação puramente. Entretanto, a mensagem que Deus deu a João Batista foi mais dura do que imaginaram.

De fato, o profeta também condenava a idolatria e os pecados do povo romano, a sua morte ocorreu por conta disso. Porém, a repreensão de Deus vinha principalmente ao seu povo por tê-lo abandonado, em especial a classe religiosa que se corrompeu em seu coração.

João Batista foi o responsável por estabelecer o batismo nas águas, que era uma maneira pelo qual as pessoas se purificavam de seus pecados. Sendo o responsável inclusive de batizar Jesus, que nesse caso em específico, foi para nos servir de exemplo da importância do batismo e não para purificação dos pecados.

Apesar de sua palavra ser dura, denunciando o pecado do povo, muitos se convertiam e entendiam a importância de se voltar a Deus.

Preparando o Caminho

Por conta da sinceridade de sua palavra, muitos criam que ele era o Cristo, o Messias enviado por Deus para os libertar.

Messias significa ungido e dizia a respeito de um homem que viria para libertar e redimir o povo de Israel de seus pecados. Tendo sido profetizado por grande parte dos profetas do Antigo Testamento.

Todavia, o Messias não era João Batista e ele estava certo disso. Quando perguntando sobre ser ou não o messias, ou até mesmo uma reencarnação de Elias ele responde:

João respondeu com as palavras do profeta Isaías: "Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ". (João 1:23)

O objetivo principal de João Batista era preparar um caminho para Jesus Cristo que era o verdadeiro Messias enviado de Deus. O profeta não se orgulha em si mesmo e entende ser inferior a Jesus, nos mostrando que a partir de Jesus Cristo tudo o que conhecíamos sobre Deus mudaria.

Uma Nova Aliança

Com o nascimento do Messias, seu sacrifício vicário e sua ressureição dentre os mortos, um novo caminho foi aberto para os filhos de Deus, que agora se conectam e se relacionam com o pai de maneira direta, por meio do novo e vivo caminho que Jesus nos concedeu.

A igreja de Cristo vive debaixo da nova aliança e deve estar atenta para usufruir as bençãos que ela nos concede. Ainda assim, podemos aprender com João Batista, que participou da transição da antiga para nova aliança juntamente com Jesus, lições do que verdadeiramente significa servir a Deus, principalmente no quesito humildade.

O profeta entendeu que a sua missão aqui na Terra era ser servo, diminuindo para que Cristo crescesse. O chamado de Deus para nós hoje também é esse, que abandonemos o orgulho e abracemos uma vida que exalta Cristo em todas as coisas.

O chamado de João batista foi duro e lhe custou a própria vida, mas ele, ainda assim, serviu com fé e amor, porque esse era o seu propósito na Terra. Que a Igreja de Jesus possa se comprometer a pregar o evangelho do arrependimento e da graça da mesma maneira, com coragem e amor, mesmo que isso lhe custe a própria vida.

Que Deus em Cristo nos abençoe para anunciar o evangelho de Jesus na Terra todos os dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *