Pular para o conteúdo

O Chamado do Profeta Ezequiel

O chamado do profeta Ezequiel; conhecido como um dos profetas maiores (tamanho do livro) que nós temos no antigo testamento, juntamente com Isaías, Jeremias e Daniel.

Em especial, Ezequiel é chamado para ser profeta de Deus enquanto estava cativo na babilônia, mesmo pertencendo a linhagem sacerdotal. O Senhor o separa dentre o que estava previsto para ele e o convoca para que ele profetize sobre o povo.

Apesar do medo do profeta inicialmente, Deus estava com ele e o empodera para que ele proclame a palavra com ousadia, mesmo sob perseguição.

No artigo de hoje vamos falar sobre o chamado do profeta Ezequiel. Em especial, tirando 2 importantes lições sobre como Deus opera ao convocar seus filhos e qual deve ser nossa resposta a essa convocação.

Depois ele me disse: "Filho do homem, vá agora à nação de Israel e diga-lhe as minhas palavras. (Ezequiel 3:4)
631c5 jeremias29 - O Chamado do Profeta Ezequiel

1° Lição: Deus Chama como Ele Quer

A primeira Lição que podemos aprender com o chamado de Ezequiel é que Deus nos convoca segundo as necessidades Dele, uma vez que estamos em espírito de submissão.

Quando olhamos para a vida do profeta percebemos que o seu chamado era para ser um sacerdote, visto que ele era filho também de um sacerdote.

A palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão do Senhor esteve sobre ele (Ezequiel 1:3)

Como ele estava na babilônia, esse seu propósito estava frustrado e ele poderia considerar consigo mesmo não ser mais útil para o serviço de Deus.

Todavia, o Senhor contraria completamente as expectativas que haviam a respeito de Ezequiel e o convoca para ser um profeta em Israel. Até porque, era uma necessidade naquele momento que um profeta se levantasse no meio de Israel para falar em nome de Deus.

Muita das vezes pensamos que só prestamos para um tipo específico de serviço na casa de Deus, ou até mesmo que somos inúteis. Contudo, quando nos submetemos ao que Ele deseja, Ele próprio nos convoca para atender as necessidades da Igreja e do mundo, operando por meio de nós por intermédio da graça.

2° Lição: Deus nos Chama em Nossas Fraquezas

A segunda importante lição que aprendemos com o chamado de Ezequiel é que Deus nos chama mesmo em nossas fraquezas.

Às vezes ponderamos que Deus apenas convoca os seus filhos para algum trabalho em bons momentos, quando tudo está indo bem e os mais fortes se revelam. Contudo, com Ezequiel foi completamente o oposto.

O texto nos relata que o Profeta havia sido levado cativo para a babilônia e estava em um momento de desespero e sofrimento, tendo perdido muito provavelmente a sua esperança de um bom futuro, mas é justamente nesse momento que Deus se revela a Ele junto ao rio Quebar e o convoca para ser seu profeta.

Ezequiel chega até mesmo hesitar por um momento em aceitar o chamado de Deus, até porque ele estava fraco mentalmente e espiritualmente para realizar tamanha obra, mas o Senhor lhe concede graça e o capacita para executar a missão com excelência.

Outros grandes personagens da Bíblia também foram chamados mesmo em suas fraquezas e falhas de caráter como Isaías e o Apóstolo Pedro. Porém, eles nos são provas que é Deus quem capacita os seus filhos para o trabalho e os concede graça.

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. (2 Coríntios 12:9,10)

Aceite o Chamado de Deus

Como pudemos ver, o Senhor age de maneira diferente do que pensamos. Temos a tendência que Ele se submeterá as expectativas do mundo ou que apenas nos convocará em nossa força. Entretanto, o chamado do profeta Ezequiel nos mostra o completo oposto: Deus convoca quem Ele quer e como Ele quer.

Os crentes em Cristo como Igreja possuem uma missão muito clara na Terra: pregar o evangelho de Jesus Cristo. E de maneira especial, o Senhor nos convoca para missões específicas que devem ser feitas com fé e muito amor.

Por isso, não hesite quando o Senhor lhe convocar mesmo em uma situação improvável. Até porque, Ele tem objetivos muito claros e definidos para a humanidade e deseja nos usar como Igreja para sermos instrumentos da sua paz na Terra.

Que o Senhor Deus te capacite cada dia mais com sua graça para que você possa cumprir o chamado que Ele lhe concedeu.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Gostou dessa mensagem, comente e compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *