Pular para o conteúdo

O Evangelho aos Pobres

Segundo o evangelho de Lucas, Jesus volta do deserto após ser tentado por Satanás revestido de poder e do espírito e realiza uma viagem para Nazaré, ao chegar em Nazaré ele se dirige a Sinagoga local e lhe é entregue um rolo do livro do profeta Isaías e Jesus lê o seguinte texto:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos ,.e promulgar a época da graça do Senhor”. (Lucas 4: 18-19)

O texto que ele lê se encontra em Isaías 61: 1-2.

O Ungido

O profeta Isaías é conhecido como O Profeta Messiânico, visto que grande parte de suas profecias envolve a chegada de um Messias, alguém que traria paz e liberdade à Israel. A palavra Messias no original é “Mashiach” (מָשִׁיחַ), que pode ser traduzido também como “Ungido”.

Portanto quando Jesus afirma que o espírito do Senhor o ungiu, ele está indiretamente dizendo que ele é o Messias, provocando assim todos que o ouviam.

Jesus Cristo e as mulheres 1080x640 1 1024x607 - O Evangelho aos Pobres

O Evangelho aos Pobres

Quando Isaías e Jesus se referem a “pobres” o sentido original da palavra é algo como “Pobres de Espírito”. A pobreza nesse texto não se refere somente aqueles que não possuem bens financeiros, mas sim a todos aqueles que são rejeitados pela sociedade judaica da época, cobradores de impostos, publicanos, prostitutas, viúvas etc…

O objetivo de Cristo é se manifestar como um salvador aos pobres de espírito, redimindo-os de seus pecados e acolhendo-os em seus braços.

O Exemplo de Jesus

Por vezes, nós nos esquecemos do exemplo de Jesus e não o imitados no que tange a pregação do evangelho. Negamos anunciar o evangelho aos pobres de espírito, aos que são rejeitados pela sociedade.

Sendo assim, distorcemos totalmente a mensagem do evangelho, que é a de redenção aos pecadores e aos que estão perdidos. Cristo se afasta dos orgulhos, mas está perto daqueles que se humilham e entendem sua pequenez diante da magnitude do Pai.

O evangelho de Lucas conter essa passagem logo ao início do livro é muito interessante, já que todo o livro de Lucas vai desenvolver a ideia de que Jesus veio pregar o evangelho aos pobres.

Jesus cura e convive com os pobres de espírito, soldados romanos, ladrões, prostitutas, cobradores de imposto e publicanos, não compactuando com seus pecados, mas sim mostrando graça a esses que chegam aos pés de Jesus arrependidos e em busca da verdade.

Que a nossa pregação tenha sempre como objetivo a restauração daquele que se perdeu.

Por: Danilo Mimi

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *