Pular para o conteúdo

O Pecado da Avareza

O Pecado da Avareza ou Pecado da Ganância, se classifica como um dos 7 Pecados Capitais. Sendo um pecado capital, ele é responsável por conduzir o homem a outros pecados, que por fim levarão a morte. É um pecado presente, silencioso, astuto e muito perigoso.

O Que é o Pecado da Avareza?

Pode ser considerado como o apego extremo aos bens materiais, o alto desejo pelo que não possui. O coração avarento leva o homem a agir com arrogância e grosseria com o próximo e fazer de tudo para possuir o que deseja, incluindo tomar um dinheiro que não o pertence.

A avareza direciona o homem a ser um ser possuidor.

O pecado da avareza é muito facilmente visto nos escândalos de corrupção que ocorrem no Brasil, um problema sociocultural que possuímos em nosso país, que é fruto desse pecado. Esse que conduz a mentiras, ameaças e até mesmo assassinatos.

Esse pecado também é fruto de uma má teologia do trabalho. Assim como vimos no Pecado da Preguiça, é muito comum contemplarmos motivações erradas e egoístas na busca pelo poder aquisitivo nesse mundo.

Grande parte dos desejos de enriquecer estão baseados na Ira, em tentar provar algo a alguém, na Inveja, e primordialmente, no orgulho, que conduz o avarento a um trabalho que, mesmo que honesto, é realizado de maneira egoísta.

Jesus Contra a Avareza

Um dos textos mais famosos contra a avareza se encontra em Lucas 12: 13-21, na qual, Jesus Cristo confronta a avareza diretamente.

Nesse texto Jesus é confrontando por um homem que se levanta na multidão e lhe apresenta um problema jurídico, requerendo que Jesus fosse o seu juiz. Após ouvir o caso daquele homem ,Jesus o adverte juntamente com a multidão que o ouvia dizendo:

"Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" (Lucas 12:15)

E logo em seguida lhes apresenta a seguinte parábola:

Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.
Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.

"Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.

E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.

"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’
"Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (Lucas 12:16-21)

Tendo esse texto como base, conseguimos definir claramente o motivo pela qual a avareza é um pecado.

homem feliz dinheiro - O Pecado da Avareza

Por Que a Avareza é um Pecado?

A avareza se classifica como pecado por duas razões: Por sua “Motivação” e por seu “Fim Proveitoso”.

A palavra “Insensato” que Deus usa na parábola para se dirigir aquele homem pode ser entendida no português como “aquele que não pensa no futuro”. No original pode haver, até mesmo, um sentido de algo “contrário a vida”.

Contudo, soa estranho a utilização dessa palavra, já que se perguntarmos para qualquer empresário no dia de hoje, ele julgaria a atitude daquele rapaz como prudente, ele estava sim pensando no futuro.

O que estava errado no estilo de vida daquele homem é o quanto ele estava sendo preguiçoso de zelar por sua alma e buscar o criador, o seu fim estava em suas riquezas somente, ele não conseguia enxergar a pós vida, sua mente estava limitada a essa Terra.

Ao ter essa mentalidade e esse foco muito grande nas coisas dessa terra, o valor da eternidade é reduzido e isso é uma afronta ao Divino, que enviou seu filho unigênito para que alcancemos a vida eterna.

Outro problema nessa parábola surge quando ele declara que amontoaria bastante riquezas para poder então comer, beber e se divertir. Ao lermos isso, não encontramos nenhuma insensatez, o próprio livro de Eclesiastes declara que o homem deve comer, beber e se alegrar.

Entretanto, aquele homem estava errado em sua atitude, pois sua motivação para se juntar riquezas, comer e beber era egoísta, ele não estava trabalhando para glorificar a Deus, mas sim para sua própria glória.

Como eu mostrei, aquele homem não pecava por meramente trabalhar e guardar dinheiro, mas sim, por ter em seu coração uma motivação egoísta que não é o próprio Deus e por não se preocupar com a eternidade.

A Cura para a Avareza

Eu vejo 2 bons remédios para conter um coração avarento, que claramente, já incluem os básicos que são: a oração, o jejum e a palavra.

1.Confiança em Deus

No versículo 19 do capítulo 12 de Lucas o homem da parábola afirma:

E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.

A confiança desse homem estava em suas riquezas. Ele afirma que descansaria quando tivesse armazenado bastantes bens para muitos anos.

No entanto, Deus sempre nos confronta apresentando o quanto a vida é passageira e que se formos depositar nossa confiança em nossos bens, estaremos a agir de forma insensata, visto que as riquezas não são seguras.

Ajamos com ousadia e depositemos nossa confiança em Deus somente. Logo após a parabóla Jesus faz um discurso falando exatamente sobre isso, apresentando que devemos confiar no Pai Celeste para não nos preocuparmos com as coisas da terra.

2.Espírito de Partilha

Como o próprio Jesus afirma:

Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração". (Lucas 12:34)

A melhor forma de não deixarmos a Avareza nos dominar é nos rendendo a um espírito de partilha, de doação e de caridade. Agindo com amor ao próximo e dividindo os nosso bens, ao invés de ajunta-los.

Que o Senhor Jesus ilumine nossos passos para que não sejamos tomados pela Avareza. Antes, vivamos desapegados com os bens materiais, apegados a Cristo e confiando nele. Cultivando um espírito de caridade em nossos corações, pelos quais anunciaremos o amor de Jesus ao mundo.

Por: Danilo Mimi

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *