Pular para o conteúdo

O Pecado da Ira

O Pecado da Ira eu considero, dentro dos 7 pecados capitais, como o mais simples de ser explicado. Claramente, isso não significa que ele não é nocivo, pois apesar dele ser menos complexo e mais fácil de ser compreendido, ainda é muito presente em nossos dias e traz males terríveis a nossa sociedade como um todo.

O Que é Ira?

A ira é o pecado do descontrole e falta de temperança, diferente da raiva ocasional, em que, por mais que aja um sentimento de revolta, ela ainda sim é controlável. A ira no entanto, é quando o desejo de raiva se torna tão intenso que falamos e agimos sem pensar.

Por pertencer a lista dos 7 pecados se torna óbvio que a Ira conduz a outros pecados. Sentimento incontrável de Ira nos conduz ao pecado do ódio, ao sentimento de vingança, destruição, rompimento de laços e entre outros…

Esse pecado não se restringe apenas a raiva sobre as pessoas, mas também a raiva sobre as coisas. Surtos de ira ocorrem muita das vezes por motivos triviais, algo que não deu certo, um plano fracassado, um compromisso desmarcado, etc…

A Ira é a falta de controle, assim como o autor de provérbios afirma:

“O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se”. (Provérbios 29:11)

A Ira Divina

Sempre que meditamos no pecado da ira devemos ter em mente que em um certo nível a raiva é positiva. A bíblia por exemplo, desenvolve a “Ira Divina”, a raiva e desprezo que Deus sente do pecado em geral.

O sentimento de revolta que sentimos quando vemos injustiças e maldade no mundo deve continuar. Todavia, sempre tendo em mente que o nosso real inimigo é Satanás que nos induz ao tropeço, nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue. Podemos e devemos prosseguir em nosssa luta pela justiça e pela paz, mas tendo a nossa raiva bem direcionada.

A raiva pelo próprio pecado é algo que devemos cultivar. Quando de forma controlada, ter esse sentimento de revolta quando vemos o pecado agindo é positivo. A famosa “tolerância zero” com o pecado é algo que devemos possuir em nossos corações, não se esquecendo também do sacrifício de Jesus e de nossa missão na terra, a de anunciar a boa notícia.

1498235627047 1024x576 - O Pecado da Ira

Por que a Ira é Pecado?

A ira é um pecado pois ela também é um retrocesso. Ser irado é reflexo de um coração não racional, a ira nos conduz a atitudes animalescas, é uma afronta contra o divino negarmos nossa consciência e agirmos por impulso e de forma descontrolada.

O Eterno constantemente está nos chamando para o discernimento, a sermos conscientes de nossas atitudes e responsáveis quanto ao nossos atos. Agir com Ira é um sinal de irresponsabilidade. O próprio apóstolo Paulo desenvolve bem isso quando ele afirma:

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha,
e não dêem lugar ao diabo. (Efésios 4:26,27)

Esse texto afirma que ficaremos irados, isso é algo normal e vai acontecer. Entrementes, ele nos instiga a não deixarmos a ira tomar controle de nós. A ira é um pecado pois nega nossa humanidade.

Os Segredos da Ira

Quando nos vemos irados, ao invés de deixamos ela nos dominar, devemos entender que a ira esconde segredos. A ira revela um coração idólatra.

Quantas das vezes não nos pegamos sentindo raiva de coisas banais, não fomos capazes de assistir nosso filme, perdemos o novo episódio da série, a internet não está nos deixando postar nossa nova foto, fomos bloqueados de uma rede social, entre outros.

Mas quando nos vermos sob essas circunstâncias devemos refletir, pois podemos estar dando importância demasiada a algo que não deveria receber tanta atenção assim. A Ira esconde os segredos de um coração idólatra.

As Consequências da Ira

Pode até ser um dos pecados que mais possui consequências imediatas. Ao agirmos sem controle colocamos em risco relações interpessoais, nosso emprego, nossa sanidade e até mesmo a nossa integridade física e a dos outros.

Em momentos de ira podemos até perder bens pessoais que foram conquistados com muita luta. Portanto o sentimento de vingança e o ódio são frutos terríveis que a Ira possui. Em momentos de ira nossa mente maquina formas de fazer o mal. A ira produz brigas:

“O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados”. (Provérbios 29:22)

O Remédio para a Ira

Como ser menos irado? Bem, a melhor resposta é orando e buscando paz em Deus. Para a ira que sentimos pelas coisas “bobas” da vida, eu considero importante haver uma auto análise, refletir sobre a importância que damos a certas coisas.

Agora quando já nos vemos com ira, por motivos até justos, devemos buscar a Deus para que não nos tornemos Irados, no sentido pecaminoso da palavra. O conselho do salmista é:

"Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se"(Salmos 4:4)

O autor de Eclesiastes também adverte:

“Não permita que a ira domine depressa
o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”. (Eclesiastes 7:9)

Por final, também aconselho que ambientes de estresse, com climas pesados e holtis sejam evitados. Zele para não ter como companhia pessoas iradas, que facilmente se descontrolam e agem sem pensar. Pelo que Provérbios diz:

“Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal”. (Provérbios 22:24-25)

Esteja pronto para ser manso de espírito, um mediador, um reconsiliador. Busque a Deus para que tu não sejas um propagador de ira, mas de paz e amor. Aprende a ouvir as ofensas em silêncio e a ser o primeiro a perdoar e buscar a reconsiliação. Provérbios também afirma:

“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. (Provérbios 15:1)

Aplicação Prática

Que de hoje em diante entreguemos o controle de nossas vidas ao Senhor, para que não demos vazão a ira, pois seu frutos são maus e trazem desgraça.

Portanto aceitemos o convite de Deus para uma vida de paz e mansidão, que o mundo nos conheça por sermos aqueles que amam seus inimigos e são dispostos a lavar seus pés.

A ira é uma deturpação da ira divina e santa, é o extremo que conduz a uma má imagem do evangelho em si, provocando no mundo não um sentimento de desejo pela paz e mansidão dos cristãos, mas um repúdio por nossas atitudes precipitadas.

Por: Danilo Mimi

Livrai-nos da ira Santo Deus!

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *