Pular para o conteúdo

O Pecado do Orgulho

O Pecado do Orgulho é um dos 7 Pecados Capitais e é considerado como um dos piores pecados segundo a tradição cristã, senão o pior de todos. O pecado do orgulho muita das vezes também é colocado como o pecado original, o pecado de Adão e Eva.

Além disso, ele também seria o pecado que Satanás cometera contra Deus e por conta disso foi expulso do céu.

Em um mundo de relativismo e de contrastes denunciar e viver uma vida livre do pecado do orgulho, vaidade e soberba é uma tarefa extremamente difícil, visto que o incentivo das massas é de sempre tentar colocar o homem em primeiro lugar, como já dizia no Dicionário do Diabo de Ambrose Bierce, definição de “Eu”: “A pessoa mais importante do universo”.

Como se livrar desse pecado do coração que muita das vezes é ignorado por nós? Discutiremos sobre essa e outras perguntas no artigo de hoje.

O Que é o Pecado do Orgulho?

Creio que a palavra-chave para definir orgulho seja: “Autossuficiência”. O Pecado do orgulho é a mentalidade de pensar ser capaz e suficiente por si só. O orgulhoso não precisa dos outros pois ele é capaz, ele consegue.

E pior ainda, o orgulhoso pensa não precisar nem do próprio Deus, ele defende a ideia de ser capaz de controlar sua própria vida.

Estamos falando de um pecado do coração, por conta disso, é comum que aja muito hipocrisia em nosso meio, pois apesar de por fora estarmos agindo de forma humilde e sendo modesto na fala, no âmago do ser ainda podemos ter alguém que se vangloria por seu próprio mérito e que se acha superior a tudo e todos.

O Pecado do orgulho é grave pois ele é um pecado que olha para baixo, colocando os outros como inferiores. Por conta disso, o orgulhoso não se achega a Deus, porque ele nunca olha para cima.

Thumb 147 - O Pecado do Orgulho

O Orgulho e a Baixa Autoestima

Antes de continuarmos com nosso raciocínio é importante esclarecermos o uso do termo “Orgulho” e “Orgulhoso”.

Segundo o dicionário, há o uso de orgulho como um estado de contentamento, estar satisfeito com algo; “Sinto muito orgulho da minha filha” por exemplo, nesse uso de orgulho, não reside pecado algum.

O pecado se dá no outro significado de Orgulho, o de alguém que se vangloria por seus méritos; que expressa um amor próprio excessivo e que não precisa de mais ninguém.

Muita das vezes nos vemos em situações de baixa autoestima e nesses momentos acabamos por achar consolo no pecado do orgulho; graças a uma sociedade que valoriza o egocentrismo e que gosta de bajular ou outros.

Ao invés de tratarmos de nossa baixa autoestima encontrando satisfação no Senhor, corremos para o pecado.

É até interessante notarmos que o Orgulho pode ser muita das vezes interpretado como virtude por nossa sociedade; isso que seria uma deturpação e banalização do pecado.

A sociedade tende a ver alguém orgulhoso, que não depende nem do homens, nem de Deus, como alguém virtuoso; Deus no entanto, enxerga o orgulhoso como pecador.

Por Que o Orgulho é Pecado?

Como eu disse anteriormente, o orgulho é danoso e nocivo pelo fato de não conduzir o homem a Deus; muito pelo contrário, o distancia de Deus ao implantar a ideia de que ele é suficiente por si só.

Além do que citei acima, temos a questão de que o orgulhoso toma glória para si, algo que Deus não admite, pelo que está escrito:

"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor." (Isaías 42:8)

Entendendo o Deus cristão como um Deus que não divide sua glória com ninguém, o orgulhoso é aquele quem afronta a Deus diretamente. Podemos até afirmar que damos glória a Deus, mas será que não estamos enviamos 60% a ele e deixando 40% da glória conosco?

O Remédio para o Orgulho

Vejo importância em buscarmos um coração dependente a fim de lutarmos contra o Orgulho. Além disso, uma vida de devoção é deveras importante; pelo fato de que quando mais nos aproximamos de Deus; melhor entendemos quem ele é e o porquê de precisarmos dele.

O teólogo suíço Karl Barth nos apresenta 2 contrapontos para o orgulho, que devem ser levados em consideração sempre, esses são:

  1. Jesus Cristo veio como homem.
  2. Jesus Cristo veio como servo.

No capítulo 2 da carta aos Filipenses é desenvolvida a ideia de Jesus Cristo como servo. O próprio Deus vem e entrega sua vida em favor de muitos; abrindo mão de sua glória e se fazendo maldito por amor aos seus amigos.

Entender que o próprio Todo-Poderoso age com humildade e se torna servo de todos os irmãos é a saída para nos vermos livres do Orgulho.

A parte complicada do Orgulho é que para você se arrepender e deixar ele de lado; você precisa admitir ser orgulhoso e a partir disso clamar a Deus por misericórdia. Com o coração humilhado e constrangido pela soberania divina do Eterno. Assim como diz as escrituras:

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". (Tiago 4:6)

Sigamos o exemplo do relato de Lucas:

A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:
"Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.
O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
"Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". (Lucas 18:9-14)

Que acheguemos ao pai com o coração humilhado e constrangido, tendo fé e plena certeza de que ele nos ouvirá e nos concederá graça!

Por: Danilo Mimi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *