Pular para o conteúdo

Os Filhos Confiam no Pai Celeste (Salmos 131)

Os Filhos Confiam no Pai Celeste (Salmos 131), esse é o título concedido pela King James Atualizada para o Salmos 131, que na minha opinião, é o melhor título que esse salmo poderia receber, sendo direto e fiel ao que o salmista quisera expressar nesse texto.

Possuindo apenas 3 versos, o salmos 131 passa uma mensagem maravilhosa para nós e é sobre isso que estaremos estudando no artigo de hoje.

Salmo 131 (KJA)

Cântico de peregrinação. De Davi. 

1.SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não vêem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios.

2.De fato, acalmei e aquietei os meus sentimentos. Como uma criança satisfeita está para sua mãe, assim a minha alma está para todo o meu ser.

3.Israel, deposita toda a tua fé no SENHOR. Espera tranquilo e confiante, desde agora e para sempre!

Verso 1 – Submissão do Salmista

alvo 1024x548 - Os Filhos Confiam no Pai Celeste (Salmos 131)

Ao lermos o verso 1 do Salmo 131, é comum que pré-estabeleçamos um certo julgamento quanto ao caráter do salmista, visto que sua afirmação soa arrogante, soa como se ele estivesse a afirmar que ele não possui pecados quando diz que seu coração não é arrogante e que seus olhos não veem com soberba, por exemplo.

Contudo, é importante levarmos em consideração a segunda parte do verso em que ele afirma: “Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios”, o que realmente mostra uma humildade de sua parte, que se dá nele reconhecer sua pequenez e limitação

Por mais que pareça contraditório, quando se analisa o contexto e conceito geral do salmo, percebe-se que o salmista se enxerga como um ser pequeno perante Deus, não o contrário.

Muita das vezes nós seres-humanos somos ansiosos quanto a vida e constantemente tentamos buscar resposta para tudo. Chegamos a Deus com julgamento sobre a criação e expressando uma certa prepotência, como se merecemos saber e entender tudo.

O cristianismo no entanto, defende que somos pequenos demais para entendermos a vida em toda sua completude. Somos seres pequenos comparados a Deus, que é soberano e criador.

E é essa a mensagem que o salmista apresenta, a de que ele entendeu sua pequenez e que agora ele se submete a Deus, e que só crer basta.

Verso 2 – A Confiança do Salmista

Completando o raciocínio anterior, o salmista expande sua ideia ao declarar ide forma poética que ele descansa e confia em Deus.

Ele mostra que sua alma descansa e seus sentimentos estão sossegados em Deus. E para isso ele realiza uma comparação maravilhosa: “Como uma criança satisfeita está para sua mãe, assim a minha alma está para todo o meu ser.”

Da mesma forma com a qual um bebê consegue viver plenamente satisfeito com sua mãe, assim ele está consigo mesmo. E essa paz de espírito que ele encontra se desenvolve na confiança graças a confiança que ele possui em Deus.

A crença em um Deus bom é o que faz com que o salmista consiga viver tranquilo consigo mesmo, essa confiança é o que lhe fortalece e lhe estimula.

Verso 3 – Convite a Confiar no Senhor

Após ter compartilhado sua experiência pessoal em oração a Deus, no verso 3, ele começa a se dirigir ao povo de Israel, convocando-os a fazer o mesmo que ele fez, prestar submissão a Deus e confiar nele de todo o coração.

O salmista confronta quem o ouve quando ele convida Israel a também confiar e descansar em Deus. Nós portanto, nos sentimos incluídos em Israel, graças ao dom de filho que recebemos do Pai mediante Jesus.

Ele chama para esperar tranquilo e confiante em Deus. Não apenas por um momento, mas “desde agora e para sempre!”. Demonstrando por inspiração divina que a confiança não deve ser condicional, mas sim plena e constante.

Deus cumpriu todas suas promessas e palavras, grande parte delas em Cristo Jesus. Por isso os crentes podem viver tranquilos, na esperança de que o final já está garantido. Por mais que não entendamos o trabalhar de Deus no hoje e temamos que ele não nos socorra no amanhã, todos nós precisamos ter fé. Porque Deus é bom e sua fidelidade dura para sempre!

Ensina-nos a depositarmos toda a nossa fé em Ti Senhor! Amém!

Por: Danilo Mimi

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *