O Homem de Deus (Salmo 15), lendo seu título já se presume que o salmista irá falar de condutas morais e éticas que o Homem de Deus deve seguir, e é realmente sobre isso que o salmos trata. Todavia, esse salmos aparenta ser muito utópico, visto que atingir todas as exigências que o salmista coloca se mostra como uma tarefa bem difícil, quase impossível. No artigo de hoje entraremos mais fundo nesse texto e veremos como atingir tal grau de conduta.
Salmo 15 (NVI)
Salmos de Davi
1.Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? 2.Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3.e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, 4.que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, 5.que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!
A Morada do Senhor
Tais características que o salmista coloca sobre o “homem de Deus” tem como fim tal homem habitar com Deus. O objetivo primário desse texto é de conduzir o ser humano ao Santo monte do Senhor, à habitar em seu santuário.
Contudo o salmos começa, no verso 1, com uma provocação do salmista, que é feita mediante uma pergunta: “Quem poderá chegar ao santo lugar de Deus?”.
Mas esse questionamento do salmista já soa bem controverso pelo fato de que, no período do antigo testamento, Deus é sempre apresentado como um ser Santo e intocável. A resposta que qualquer cidadão daquele tempo daria a essa pergunta seria: “Ninguém!”.
O Homem Utópico
Apesar dos requisitos do salmista soarem bem rígidos, são ainda sim alcançáveis, mediante nossos olhos. Talvez nós conheçamos alguém que, supostamente, viva nesse estilo de vida, reta e justa. Talvez, nós mesmos nos examinemos e pensemos “Eu pareço essa pessoa, não faço mal para ninguém”.
Entretanto, quando se analisa as escrituras como um todo, percebemos que somos seres pequenos de mais para alcançarmos esse grau de retidão por nós mesmos. O Homem de Deus no salmos 15 na verdade é um homem utópico.
Portanto a pergunta que nos resta é “Se por toda a escritura somos considerados pecadores e incapazes de se conectar com Deus, por que nesse salmos em específico somos confrontados a cumprir determinados requisitos!?”
Como Alcançar a Deus?
Quando fazemos uma leitura fria do texto e comparamos com nosso estilo de vida, percebemos que por mais que nos esforcemos ao máximo, vez ou outra cometemos sim, atos de injustiça que vão contra o mandamento de Deus. O ponto é, por conta disso não podemos alcançar a Deus jamais?
Muito pelo contrário, o objetivo desse texto é expor o quanto somos incapazes de vivermos em plena retidão e nos achegar a Deus. Apontando assim para o sacrífico de Cristo na cruz, esse que toma sobre si nossos pecados e possibilita que nos acheguemos ao Pai e vivamos um vida íntegra, livre da injustiça, mediante a graça de Deus somente.
Aplicação Prática
Que possamos ler e meditar nesse salmos entendendo que não somos capazes de cumprir seus requisitos. Contudo, Deus teve misericórdia de nós e nos concedeu sua maravilhosa graça mediante Jesus. Através dessa graça somente que conseguiremos chegar à Morada do Senhor e ao seu lugar santo.
Por: Danilo Mimi
Que o Senhor ilumine seus passos!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!