Pular para o conteúdo

A Tentação de Jesus no Deserto

A Tentação de Jesus no Deserto. O relato de Jesus Cristo sendo tentado por satanás no deserto é um dos relatos bíblicos mais sobrenaturais, curiosos da Bíblia. É uma história que nos mostra o quanto viver a vida de fé envolve um espírito de submissão e de luta pela verdade.

O Encontro com Satanás

Tal relato é encontrado nos três evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas. Todos possuindo suas características únicas, mas transmitindo o mesmo relato.

Após o batismo de Jesus Cristo, antes mesmo Dele começar seu ministério aqui na Terra, anunciando o reino de Deus, curando e expulsando demônios. O texto nos relata que Jesus é conduzido ao deserto pelo Espírito Santo e que Ele passa ali 40 dias em jejum, sem comer nada.

O texto também afirma que o espírito conduz Jesus ao deserto a fim de ser tentado por satánas, o que acontece ao término do Jejum de Jesus. Satanás na história não é caracterizado, então não conseguimos saber se ele assumiu alguma forma corpórea, ou se ele estava apenas presente ali em espírito. Sabemos apenas que ele se aproxima de Jesus e realiza com Ele um dos diálogos mais extraordinários das escrituras.

Interpretação Satânica das Escrituras

A conversa consiste basicamente em satanás em dois momentos usando de textos bíblicos para induzir Jesus a fazer algo que o diabo desejava. Importante entender que o diabo sempre começa seu discurso dizendo “Se tu és o filho de Deus” impondo que Jesus teria que se provar de alguma forma, de maneira orgulhosa.

É crucial entendermos que o que estava acontecendo nessa conversa era uma batalha espiritual. Satanás estava tentando Jesus a ser orgulhoso, isso que vai contra o propósito divino e espiritual de Jesus ao vir a Terra, que é de estar em um espírito de submissão e de serviço.

Satanás utiliza-se de textos bíblico para induzir Jesus a pecar em seu ego, estratégia ousada e curiosa para nós leitores, pois a primeira instância ouvimos satanás no texto e não somos capazes de perceber os perigos ali presentes.

Tal tentativa de Satanás de perverter o espírito de submissão de Jesus se torna claro em sua última tentação, de conceder todos os reinos do mundo caso Jesus o adorasse. O foco do diabo nisso é forte, porque espiritualmente falando se fazia necessário um homem com um espírito de submissão a Deus para corrigir o pecado do primeiro Adão, que se opôs contra Deus.

Jesus Deserto - A Tentação de Jesus no Deserto

A Retórica de Jesus

A resposta que Jesus estabelece contra satanás também é extremamente inteligente, pois como já sabemos, esse encontro não se deu em um caráter de poder, com uma briga literal, raios e trovões. Mas como uma batalha espiritual, visto que em poder Jesus é infinitamente superior a Satanás.

A retórica de Jesus se constrói em usar as escrituras para combater as mentiras que satanás estava levantando contra Ele. Era uma batalha pela verdade naquele contexto e Jesus estava expondo as mentiras de satanás ao confronta-las com as escrituras.

Satanás estava utilizando-se das escrituras de forma perversa, para induzir ao pecado. E Jesus o vence ao perceber a mentira e condena-la, expondo que a interpretação de satanás das escrituras está completamente errada.

A Batalha pela Verdade

Ao fim do texto, Cristo vence a batalha ao expor as mentiras de satanás e ao anunciar a verdade através das escrituras. Após isso, Ele então parte para realizar seu ministério aqui na Terra totalmente pleno. Sendo Ele a própria verdade do evangelho, sem pecado algum, sob o espírito de humildade e humilhação que vemos em Filipenses 2.

A função da Igreja agora deve ser de continuar o que Cristo fez. Ele derrotou satanás e suas falácias através do anúncio da verdade das escrituras.

Observe que anunciar a verdade é difícil porque muita das vezes, o diabo se utiliza da própria escritura para disseminar a mentira. Se não tomarmos cuidados caímos no erro de realizar uma interpretação satânica das escrituras e perder toda a beleza e importância do texto assim.

Que o espírito de humildade de Jesus nos tome e que possamos estar firme e conectados com a verdade que é a palavra de Deus e o próprio Messias. Pois firmado Nele então podemos ir com ousadia e coragem anunciando a verdade.

Cristo não lutou com satanás apenas por lutar, mas Ele o fez para pregar o evangelho ao mundo logo em seguida. Que a Igreja possua a mesma atitude agora, de entrar em batalha espiritual pela verdade contra todo esse sistema do mundo, pois agindo assim ela estará pronta e no caminho de pregar o evangelho ao mundo.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos

Gostou desta mensagem? Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *